O fator humanista na liderança estratégica, a Gerência Y

Nos dias atuais, as empresas buscam diversos modelos de administração, onde possam adequar os seus empregados, em padrões otimizados, e acima de tudo, que as façam crescer no panorama empresarial e gerar bastante lucro. Mas para que isso aconteça, é necessário visar à parte humana do negócio, e com isso, priorizar as qualidades pessoais dos empregados que atingem a vida profissional, e as suas motivações em prol da organização.

Um dos principais criadores da teoria comportamental da administração, Douglas McGregor em sua obra “O lado humano das organizações”, em 1960, dizia que o estilo de administrar poderia ser divido de duas formas, uma, através de um estilo tradicional, mecanicista e pragmática que se deu o nome de Teoria X, o outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano, dado o nome de Teoria Y. Analisando os estilos, o fator humanista, poderá ser uma grande ferramenta para a execução das atividades e o crescimento financeiro e econômico da empresa. Uma gerência contemporânea e moderna, que visa às motivações dos empregados, atinge resultados gigantescos de satisfação e a capacidade de conduzir as suas tarefas com mais espontaneidade e responsabilidade, justamente pelos trabalhos executados serem mais prazerosos, aumentando a auto-estima no âmbito profissional.

A gerência que segue a Teoria Y direciona a sua equipe, mostrando a todos seus componentes, que as tarefas executadas são satisfatórias tanto para os resultados empresariais, como para os objetivos profissionais dos empregados. Sendo assim, o empregado feliz em seu ambiente de trabalho, contribui com que a empresa seja bem sucedida em seus negócios, no que refletirá em grandes lucros.

Por: Saulo Otávio dos Santos Araújo

Qual a diferença entre lucro real e presumido?

Você sabia que todas as empresas, independentes do ramo de atividade, produto ou serviço, têm algo em comum? Os tributos estão presentes no dia a dia de todo negócio, por isso, é essencial escolher o regime tributário mais adequado para usufruir dos benefícios e lidar com as desvantagens de forma estratégica. Em outras palavras, a sua empresa precisa fazer o planejamento tributário para diminuir pagamentos de tributos. 

Além do Simples Nacional, existem outros regimes tributários como o Lucro Real e o Lucro Presumido. Entretanto, existem diferenças entre eles que precisam ser conhecidas pelos empreendedores para que o melhor seja escolhido. Não sabe o que os difere? A Appice explica tudo sobre o assunto para você saber qual é o regime mais apropriado para a sua empresa. Siga com a leitura! 

O que é Lucro Real? 

O Lucro Real é um regime tributário em que o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro (CSL). A tributação é calculada sobre o lucro líquido, que consiste na diferença entre receitas e despesas.  

Os encargos variam neste regime, podendo aumentar ou diminuir de acordo com o lucro aferido.  Outro ponto importante a ser ressaltado é que caso não haja uma margem de lucro presumida, ou seja, se houver prejuízo fiscal, a empresa é dispensada do recolhimento dos tributos. 

A legislação brasileira define que empresas de setores específicos são obrigadas a se enquadrar no Lucro Real. Veja quais são:  

  • Empresas financeiras, cooperativas de crédito, investimentos, seguro privado, previdência aberta e crédito imobiliários; 
  • Empresas que obtiveram lucro, rendimento ou ganhos de capital advindos fora do país; 
  • Empresas que usufruam de benefícios fiscais relativos à isenção ou redução de impostos; 
  • Empresas que explorem atividades de securitização de recebíveis imobiliários; 
  • Empresas com receita bruta acima de R$ 78 milhões. 

Prós do Lucro Real 

Ao pensar sobre regime tributário, logo vem em mente o que cada um traz de benefícios. No Lucro Real, há várias vantagens como: 

  • Tributação mais justa; 
  • Possibilidade de não pagar o IRPJ ou CSLL; 
  • Compensação de prejuízo fiscal; 
  • Isenção de tributos sobre o lucro em caso de prejuízo fiscal; 
  • Apuração de lucros trimestral ou anualmente; 
  • Benefícios fiscais como extensão licença maternidade, custeio de alimentação, dedução do IRPJ quando a empresa realiza doações ou patrocínios de projetos artísticos e culturais. 

 

Contras do Lucro Real 

Assim como há pontos positivos, quem opta pelo Lucro Real encontra as seguintes desvantagens: 

  • Burocracia no gerenciamento de documentos; 
  • Mais obrigações acessórias; 
  • Necessidade de controle contábil mais rigoroso; 
  • Alíquotas de PIS e CONFINS maiores. 

 

O que é Lucro Presumido? 

O Lucro Presumido é a forma de tributação aplicada sobre a Margem de Lucro presumida calculada sobre a receita. Este é um regime tributário simplificado porque permite que a Receita Federal aplique os impostos com base nas receitas apuradas da empresa. 

Para calcular os valores dos impostos, são utilizadas tabelas padronizadas e individuais para IRPJ e CSLL. As bases de cálculo são predeterminadas e possuem margens de lucro específicas para cada atividade desempenhada da empresa. 

Se a sua empresa não é obrigada à apurar o Lucro Real, como explicado anteriormente neste texto, ela pode optar pela tributação com base no Lucro Presumido. 

 

Prós do lucro presumido 

Todo regime tributário tem vantagens e desvantagens. A tributação pelo Lucro Presumido também é assim. Veja como a sua empresa se beneficia optando por ele: 

  • Menos cálculos e documentos; 
  • Base de cálculo do IRPJ e CSLL fixa, independente do lucro; 
  • Menos burocracia; 
  • Tributos recolhidos trimestralmente; 
  • Redução de obrigações acessórias. 

Podemos ver que o Lucro Presumido é realmente mais simples do que o Lucro Real se considerarmos os itens acima. 

Contras do lucro presumido 

Gostou das vantagens? Agora, é essencial você estar atento aos seguintes pontos para quem é opta pelo Lucro Presumido: 

  • Não há isenção de tributos em caso de prejuízo; 
  • Quem está com a margem de lucro menor que a margem de presunção, está pagando mais impostos do que o necessário; 
  • Folha de pagamento cara gera alto valor de INSS sobre folha; 
  • Sem abatimento de crédito no pagamento de PIS e CONFINS. 

 

Entre Lucro Real e Presumido, qual a melhor escolha? 

Não há uma única resposta para essa dúvida tão frequente e importante. Para escolher entre Lucro Real e Presumido, primeiramente, você deve colocar na balança os prós e contras de cada um, além de entender se o Lucro Real é obrigatório no seu caso da sua empresa. Para facilitar, identifique e analise os seguintes pontos: 

  • Ramo da atividade da empresa; 
  • Desempenho da empresa no último ano e nos anteriores; 
  • Alterações nas legislações relacionadas aos cálculos e alíquotas de impostos. 

É importante entender que o regime tributário não deve ser escolhido de acordo como foi o último ano. A empresa deve ter uma previsão e, por isso, deve usar um histórico de seu desempenho. Lembre-se: a opção será escolhida no início do ano e valerá para todo o resto dele. 

Outra dica importante para a escolha entre o Lucro Real e Presumido é reavaliar a opção a cada início de ano, pois a situação da empresa pode ser diferente e talvez outro regime seja mais vantajoso. 

Jamais escolha o seu regime tributário avaliando apenas um tributo. Talvez você pague menos IRPJ e CSLL, mas o pagamento do PIS e Confins seja maior.  

Concluindo, você deve analisar cada ponto citado aqui para escolher o regime tributário da sua empresa. E por falar em tributos, você sabia que há como pagar menos impostos sem sonegar? Leia o nosso artigo sobre como praticar a Elisão Fiscal 

 

A Importância de uma boa contabilidade

Muitas são as formas em que as empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua Contabilidade. Seja pelo motivo de não levar a sério a documentação relativa à transação operacional, fazer negócios fora do objeto social, misturar ou confundir bens particulares do sócio e da empresa, cometer desvios, ou até mesmo, efetuar contratação de um profissional despreparado.

A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados. No Brasil, principalmente nas médias e pequenas empresas, há o vício dos administradores não se preocuparem com a Contabilidade: “a Contabilidade é que se vire”. Essa atitude custa caro: crime fiscal, indisponibilidade dos bens dos sócios e administradores, pesadas multas, tributos, ingerência, concordata, falência, etc.

É mister aos empresários e contadores conhecerem a definição de crimes, fraudes, dolos, erros, simulações, arbitramentos fiscais, distribuição de lucros, responsabilidade; meios e privilégios de manter a escrita contábil saudável, como prova a favor da empresa nos mais variados embates em que estão sujeitos.

Assim, também, um enfoque da importância da Auditoria como complemento da Contabilidade nas suas mais variadas áreas.

CONCILIAÇÃO CONTÁBIL – CONTABILIDADE SEM INCORREÇÕES PARA EVITAR FRAUDES

Não basta que o Contador apenas evite os procedimentos viciosos para não se configurar fraude. Deverá, também, manter em ordem a Contabilidade da empresa e para isso deverá conciliar a Contabilidade com os documentos e os diversos relatórios dos demais setores que dão suporte aos lançamentos contábeis, bem assim elaborar planilhas, relatórios e composição dos saldos da contas contábeis, isto é, planilhas auxiliares que comprovem a correção dos saldos existentes na contabilidade.

Exemplo: Planilha de empréstimos bancários com os respectivos juros e atualizações, os quais estão em conformidade com a Contabilidade. O objetivo é que as Demonstrações Contábeis espelhem a realidade da empresa dentro dos Princípios, Convenções e Postulados Contábeis (Resolução CFC nº 750 de 29 de dezembro de 1993).

O Contabilista, por sua vez, deve ter ciência dos saldos existentes no Balancete ou no Balanço Patrimonial. Como vimos, a certeza de que os saldos contábeis estão corretos está na empresa e quanto mais houver o confronto dos relatórios de cada setor com a Contabilidade, maior será a precisão das informações contidas no Balanço Contábil da empresa. Dessa forma, podemos dizer que a Contabilidade espelha realidade da empresa desobrigando os sócios, os administradores e o próprio contador de responderem com seus bens pessoais em questionamentos tributários, civis, comerciais, penais e criminais, provando que os mesmos não agiram de forma enganosa, lesiva ou com abuso de poderes perante terceiros.

Planex S/A – Pioneirismo na liberação de recursos junto ao BNDES para concessionárias de água e esgoto.

Após a conquista das concessões públicas para explorar a atividade de distribuição, tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário das cidades mineiras de Paraguaçu, Araújos e Bom Sucesso, as empresas Coságua – Concessionária de Saneamento Básico Ltda, Sanarj Concessionária de Saneamento Básico Ltda e Águas de Bom Sucesso Ltda, tinham por objetivo realizar significativos investimentos nos sistemas de água e esgoto das cidades. Mesmo com capacidade financeira para realizá-los, pleitear um financiamento de longo prazo com uma respeitada instituição financeira, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES, permitiria uma melhor gestão financeira dos empreendimentos.

Posterior à apresentação dos projetos de investimentos, o BNDES aprovou a liberação do financiamento solicitado, tornando-se assim, as primeiras empresas do Brasil com acesso a essa linha de crédito. Como o BNDES não havia realizado financiamento para esta modalidade de investimentos, foram necessários estudos de viabilidade financeira das Concessionárias e das empresas controladoras – que permitiu a empresa Appice de participar do processo, com a elaboração de todas as demonstrações contábeis e assessoria contábil, quando necessária.

Vencida a primeira etapa da liberação de parte dos recursos, iniciou-se a segunda e mais importante: a auditoria do BNDES. Para certificar que os recursos foram aplicados conforme acordado e contratado pelas empresas, mais uma vez a escrituração contábil foi realizada pela Appice, que apresentou as demonstrações com as comprovações de aplicações dos recursos. A cada liberação de recursos, as concessionárias passavam por auditorias realizadas por peritos do BNDES. As empresas foram aprovadas em todas as auditorias e, por fim, encerramos uma história de muito sucesso recebendo prêmios do “Projeto BNDES Saneamento em Foco” parabenizando o trabalho realizado ao longo dos anos.

A conquista do financiamento, a execução das obras de melhoria e construção das estações de tratamento de água e esgoto das cidades e o bom atendimento prestado aos usuários ratificam o modelo moderno de gestão realizado pelas concessionárias. Passados dez anos, somos reconhecidos pela eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados. Durante esses anos contamos com a excelente assessoria da Appice, que desde o início do projeto contribuiu com ações, permitindo a correta tomada de decisões nas nossas empresas.

Carla Dias – Diretora Adjunta Administrativa da empresa Planex S/A (sócia das concessionárias).

Assegure seu sucesso empresarial. Entre em contato com um de nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas e solicitar um orçamento para a sua empresa. A APPICE garante uma consultoria de sucesso, possibilitando uma melhor gestão financeira e uma excelente assessoria contábil para o seu negócio.

Socienge – Rigoroso controle de atividades fiscais e tributárias leva construtora mineira a um crescimento contínuo

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Socienge é uma das importantes construtoras mineiras, voltada para o segmento de Saneamento Básico. Seu significativo volume de obras para o setor público em diversas cidades exige um excelente controle contábil e tributário para se adequar às muitas legislações municipais divergentes na disputa de licitações públicas.

Nesse sentido, a Appice se tornou parceira imprescindível à continuidade do negócio. Elaborando demonstrações contábeis, controle de todas as questões tributárias, retenções, elaboração da folha dos colaboradores e recolhimento dos impostos, a Appice controla e mantém atualizadas todas as certidões negativas da Socienge.

Com isso, a empresa jamais foi impedida de participar de um processo licitatório por pendência relacionada às informações ou documentos que estão sob a responsabilidade da Appice, além de ter mantido um crescimento contínuo ao longo dos últimos anos.

A parceria com a Appice permite que dediquemos o foco em nosso negócio, sem ter que nos preocupar com as questões contábeis e tributárias; fato que nos garante tranquilidade para buscar o crescimento da empresa.

Eduardo – Responsável pela Gestão Administrativa e Financeira

[/vc_column_text][vc_column_text]Quer ter um controle contábil e tributário como o da Socienge? Entre em contato com um de nossos consultores e solicite um orçamento. Garanta o crescimento da sua empresa com a excelência da consultoria APPICE.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Intercabos – Parametrização do sistema ERP, proporcionando melhor integração entre setores

A Intercabos – Indústria e Comércio, vivenciava dificuldades para integrar os setores da empresa e implantar o ERP, quando surgiu a parceria com a Appice. No primeiro momento, realizou-se um planejamento para implantação do ERP, assumindo posteriormente toda a gestão contábil e tributária.

Com o advento da implantação da ST (Substituição Tributária) pela Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais, foi realizado um grande estudo para adequação do sistema de controle de tal modalidade de tributação. O sistema desenvolvido para demonstração junto à Secretaria foi de extrema importância para garantir transparência nos controles fiscais da empresa, e, posteriormente, do Estado. A utilização deste modelo foi apresentada para outros contribuintes como formato a ser seguido para este segmento empresarial.

Através das demonstrações contábeis foram desenvolvidos vários relatórios gerenciais, permitindo à empresa a tomada de decisões estratégicas com embasamento na real situação econômica e financeira.

Nos últimos anos a empresa contratou a auditoria externa da PricewaterhouseCoopers Internacional Limited – PWC. Não foi encontrada nenhuma restrição neste período em que a Appice elaborou as demonstrações contábeis.

Após a parceria com a Appice, criou-se uma cultura na empresa de avaliar as demonstrações contábeis, que servem de embasamento na tomada de decisões. Além da tranqüilidade dos controles fiscais e tributários, sabemos que estamos sendo conduzidos com os princípios da legalidade – princípio este que  a empresa adota na gestão do negócio.

Nazira Abdo – Diretora Administrativa

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