Você sabe o que é um ERP e o que pode ser feito com ele?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou “sistema de gestão integrado” em bom português. Ela se refere a um sistema completo que tem como principal objetivo ajudar os gerentes a atender às necessidades da organização. 

Se você é proprietário de uma empresa, sabe que o conhecimento e as ferramentas certas são de suma importância para o sucesso do negócio. Até porque, entre tantos processos burocráticos, a abordagem mais sensata é evitar possíveis erros e melhorar a eficiência do trabalho com o uso de tecnologia. Assim surge sistemas como o ERP.  

Quem saber mais sobre essa ferramenta? Então, continue a leitura. A APPICE preparou um conteúdo de primeira para explicar, de uma vez por todas, o que é ERP. Confira: 

O que é ERP? 

Essa tecnologia tem como objetivo ajudar os gerentes de empresas a aperfeiçoar os processos internos e integrar as atividades entre diversos departamentos. 

Ao concentrar as informações em apenas uma plataforma, o fluxo de dados da empresa se torna mais suave e de fácil compartilhamento. De modo simultâneo a isso, esse efeito também consegue eliminar a duplicação de informações dentro da empresa. Desta forma, a solução pode ser usada como uma base geral e o resultado é o acesso a informações de extrema importância na hora de tomar uma decisão. 

Para que serve um Enterprise Resource Planning? 

O principal objetivo desse sistema é organizar as informações para melhor gerir a empresa e reduzir, ao máximo, o tempo e o custo de todo o processo. 

Ou seja, para cada função dentro da organização, pode haver um software diferente. Gerenciar todas as informações, de diferentes departamentos, separadamente, exige muito tempo e está sujeito a inúmeros erros. Quando esses dados estão em apenas um sistema, é menos provável que ocorram erros e o gerenciamento e a análise são mais nitidamente mais rápidos. Para obter esse resultado, basta instalar o sistema ERP na sua empresa também. 

O ERP é apenas para grandes empresas? 

A arquitetura do sistema ERP é bastante democrática, ao contrário do que muitos acreditam, essa solução não é exclusiva de grandes empresas. 

Qualquer negócio que queira integrar processos e modernizar sua gestão para obter informações confiáveis e estabelecer planos estratégicos, deve apostar em uma tecnologia ERP. 

Benefícios do ERP 

A implementação bem sucedida do sistema ERP pode resultar em diversos benefícios, entre eles podemos destacar: 

  • A redução de estoques e de pessoal; 
  • O aumento da produtividade; 
  • Diminuição no tempo de ciclo de ordens e de fechamento contábil; 
  • Melhoria em processos de suprimentos; 
  • Gestão de caixas; 
  • Aumento em receitas e lucros; 
  • Redução de custos de TI; 
  • Melhorias em logística, transportes e em processos de manutenção; 
  • Entregas no prazo. 

Quais integrações podem ser feitas no software de gestão? 

O sistema é dividido nas seguintes categorias: 

Apresentação: é aquela capaz de acessar o sistema através de formulários a serem preenchidos. Ela se comunica com o processamento lógico para transferir informações valiosas. 

Processamento Lógico: essa categoria é responsável por responder aos usuários ou armazenar informações sobre solicitações específicas. Ela recebe novas atualizações para dar continuidade aos processos e melhorar os sistemas de segurança.  

Armazenagem: as informações que passam pela camada de processamento chegam ao estágio de armazenamento, onde o arquivo é salvo no banco de dados. A partir daí, os gerentes podem acessá-los a qualquer momento.  

Veja qual ERP a Appice indica 

APPICE reconhece a TOTVS como um sistema de gestão flexível, que dirige, com excelência, 12 segmentos de mercado, atendendo às reais necessidades de empresas de todos os portes. 

A TOTVS conhece plenamente a regulamentação tributária do país e, por isso, disponibiliza ao mercado um ERP completo que soluciona todas as questões que a sua empresa apresenta. 

Os gerentes precisam de dados estratégicos confiáveis para alcançar um crescimento sustentável. Para isso a APPICE aconselha investir em softwares como o ERP. 

Ficou com alguma dúvida sobre esse sistema? Então compartilhe com a gente nos comentários. Iremos respondê-lo o mais breve possível. 

Para mais dicas sobre como melhorar sua gestão empresarial, leia outros artigos da APPICE.