Entenda sobre Balanço Patrimonial

Provavelmente você já ouviu falar de balanço patrimonial, o relatório que as empresas fazem de tempos em tempos para avaliar a situação econômica do negócio.  

Porém, são poucos os empresários que sabem administrar essa rotina e extrair as informações úteis para a gestão do empreendimento.  

Neste guia, vamos conversar sobre tudo o que você precisa saber sobre balanço patrimonial.  

O que é Balanço Patrimonial? 

O balanço patrimonial nada mais é do que um relatório que revela com precisão a situação financeira e patrimonial de uma empresa. Essa demonstração contábil é obrigatória para a maioria das pessoas jurídicas em atividade no Brasil. 

Também chamado de Balanço Contábil, ele permite que seja feito o levantamento completo de todos os bens e direitos de um negócio, identificando suas fontes de recursos e investimentos.  

Qual a função do Balanço Patrimonial? 

A princípio, pode parecer que o balanço patrimonial seja mais uma das obrigações legais existentes. Mas isso é um engano!  

A importância e a função do relatório é ser um raio x: a empresa apresenta dívidas? Como está o capital de giro? Existem inadimplências? O Patrimônio líquido está progredindo ao longo dos anos? Essas perguntas são exemplos do que esta ferramenta pode mostrar.  

A seguir, elencamos alguns dos benefícios que o balanço contábil proporciona:  

  • Compreensão do trajeto dos recursos financeiros da empresa 
  • Elaboração do planejamento estratégico 
  • Auxílio na composição do planejamento tributário 
  • Avaliação para tomada de decisões financeiras 
  • Apresentação de dados financeiros para investidores e acionistas 

Qual a estrutura do Balanço Patrimonial? 

Entendido a importância do balanço, como ele funciona na prática? O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos de contas:  

  • Ativo: refere-se aos bens, direitos e outras aplicações da organização 
  • Passivo: representa as obrigações com terceiros 
  • Patrimônio Líquido: abrange os recursos próprios da empresa e pode ser calculado com base na diferença entre o valor do Ativo e do Passivo  

Neste documento, os ativos ficam ao lado esquerdo e os passivos e também o patrimônio líquido ficam ao lado direito. A proposta é o equilíbrio, ou seja:  

Patrimônio Líquido + Passivo = Ativo  

É importante destacar que o Total de Ativos deve ser igual ao Total de Passivos. Assim, será o Patrimônio Líquido o responsável pelo “fechamento” da fórmula.  

Balanço Patrimonial Ativo 

Para compreendermos melhor a equação, é preciso saber exatamente o que significa ‘”ativo” e ‘passivo’’ na contabilidade.  

Como dissemos, ativos são todos os bens, direitos e recursos de um negócio. Ou seja, tudo aquilo que gera valor econômico. No Balanço Patrimonial, os ativos são organizados em estruturas para facilitar a análise do relatório:  

  • ativos circulantes: bens e direitos que em um período inferior a um ano podem ser convertidos em valores, como estoque, aplicações, tributos a recuperar, etc. 
  • ativos não-circulantes: inclui os bens e direitos duradouros, ou seja, que só podem gerar valor após um ano, a exemplo de investimentos e imobiliários. 

Balanço Patrimonial Passivo 

Ao contrário dos ativos, os passivos representam despesas, obrigações e dívidas de uma empresa. Por isso, nele estão inseridos as contas mensais, salários de funcionários, etc.  

São divididos em:  

  • Passivo circulante: obrigações, dívidas e despesas financeiras pagas dentro de um ano. 
  • Passivo não-circulante: representa as contas de longo prazo a serem pagas, como os financiamentos e empréstimos. 

Patrimônio Líquido 

O patrimônio líquido ou capital próprio é composto pela soma dos recursos da empresa em um determinado momento. Por isso, são considerados alguns valores, como: capital social, reserva de lucros, prejuízos acumulados, valores investidos pelos sócios.  

De forma prática e objetiva, ele revela o retorno financeiro obtido.  

Para calculá-lo, basta aplicar a fórmula: 

Patrimônio Líquido = valor do ativo – valor do passivo 

O que é o fechamento do Balanço Patrimonial? 

Chegado o momento do fechamento de balanço patrimonial, o contador reúne as informações completas de movimentações de um período para produzir o relatório. 

A precisão e veracidade das informações é o ponto principal, tanto para gestão saudável da empresa, quanto para permitir que o Fisco receba as informações corretas.  

Confira o passo a passo para realizar o fechamento de balanço patrimonial:  

  1. Exame das movimentações: representa a organização das operações da empresa, financeiras e patrimoniais, abrangendo as áreas trabalhista, fiscal, controle de estoque, etc.  
  1. Conferência do saldo e dos extratos: corresponde a identificação do saldo das contas da empresa 
  1. Levantamento da classificação patrimonial:  realização dos ajustes necessários nas contas, tanto nos equívocos, quanto para seguir as novas exigências legais 
  1. Apresentação da demonstração: fase final de conclusão do relatório para apresentação e entrega ao Fisco seguindo as normas estabelecidas.  

Como fazer o Balanço Patrimonial na prática ? 

Chegado o momento de produzir o relatório, é importante seguir os passos e orientações abaixo. 

Atenção, a ação primordial para o balanço é definir o período de tempo. Determinado isso, basta dar andamento às etapas.  

  • 1. Junte e organize todos os passivos e ativos contábeis do empreendimento. A dica é separar por natureza do lançamento para agilizar a análise 
  • 2. Identifique os saldos e compare com documentos de extratos e livros diários, seguindo a origem de cada registro 
  • 3.  Atualize, reavalie e classifique suas contas patrimoniais. Elas precisam mostrar o momento vigente da empresa 
  • 4. Momento de fazer os cálculos e avaliar se houve lucro ou prejuízo no negócio  
  • 5. Classifique novamente as contas patrimoniais. Os resultados positivos referem-se aos lucros e os negativos aos prejuízos acumulados 

Qual a relação entre Balanço Patrimonial e Relatório Contábil? 

Sabe as declarações técnicas administrados e recolhidas pelo setor de contabilidade da empresa? Elas são chamadas de relatórios contábeis. Registros de custos, saídas, impostos fazem parte deles.  

Existem os relatórios contábeis obrigatórios e não obrigatórios. Para o Balanço Patrimonial, o relatório contábil obrigatório é exigido e deve ser inserido uma vez que também é uma demonstração financeira. 

Geralmente, os relatórios contábeis são produzidos de forma mensal, trimestral ou anual de acordo com as políticas da empresa. Ou seja, ele é essencial para o momento do fechamento do balanço patrimonial.  

Como se trata de uma etapa burocrática e trabalhosa do processo de elaboração do Balanço Patrimonial é interessante contar com o suporte de um profissional.  

O Balanço Patrimonial é obrigatório? 

Apenas as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte que escolheram pelo Simples Nacional não são obrigadas a apresentar o Balanço Patrimonial. Isso claro, se estiveram em dia com as pendências, demonstrações e tributos.  

Porém, como é necessário apresentar o Balanço Patrimonial para participar de uma licitação, é válido formalizar o balanço contábil independente do setor que sua empresa se enquadre.  

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você e seu negócio. Ainda tem dúvidas? Compartilhe conosco! Nós te ajudaremos.  

Confira a Tabela do Simples Nacional 2021

Se você tem ou está abrindo uma empresa, é fundamental saber o que é o regime tributário do Simples Nacional e como ele funciona.

Afinal, os impostos que serão pagos, os cálculos de tributos e até mesmo os benefícios que você terá dependem da escolha desse regime tributário para empresas. Mas calma! Nós iremos te explicar e te mostrar a tabela de 2021!

O que é o Simples Nacional?

No momento de abrir o CNPJ, é obrigatório que os empreendedores escolham um regime tributário. Muitas questões dependem do tipo de regime, desde tributos e forma de cálculo até regras gerais, como limite de faturamento e porte da empresa.

No Brasil, possuímos 3 regimes tributários: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional. Entenda cada um deles:

  1. O Lucro Presumido é considerado um regime tributário simplificado, ele permite que a Receita Federal estabeleça o cálculo dos impostos com base somente nas receitas apuradas pelas empresas. Geralmente pequenas e micro empresas optam por este regime.
  2. O Lucro Real é um regime voltado às empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões e empresas do mercado financeiro. Por isso, os tributos são calculados seguindo o lucro real, ou seja, receita menos despesas. Os ajustes previstos em lei também influenciam no cálculo.
  3. O terceiro e último tipo de regime tributário é justamente o Simples Nacional. Ele surgiu em 2006 e é voltado especificamente para micro e pequenas empresas. A proposta diferenciada desse tipo é reduzir a burocracia e os custos de pequenos empresários por meio de um sistema unificado de recolhimento e simplificação das declarações.

Na prática, isso significa que a apuração do regime do Simples Nacional é realizada de acordo com a receita bruta (faturamento) das empresas nos 12 meses anteriores. Além disso, o recolhimento se dá por uma única “guia”, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Por isso, antes de optar pelo Simples Nacional, é importante checar a sua alíquota de impostos, observando atividade, faixa de tributação e anexo em que ela está inserida.

Uma outra grande vantagem é que, nesse regime, os empresários podem resolver grande parte de suas rotinas no chamado Portal do Simples Nacional.

É bom lembrar que a distribuição de lucros no Simples Nacional deve ser realizada com base em balanços fechados ou por estimativa de resultados.

O que são anexos e alíquotas?

Como o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo, foram instituídos enquadramentos e alíquotas para diferentes tipos de serviços ou comércio. Basicamente, as diferenças estão nos impostos a serem pagos e na natureza do negócio.

O primeiro passo é você escolher o sistema adequado é localizar a tabela do Simples Nacional na qual está inserido o seu tipo de negócio.

A seguir, vamos te orientar de forma simples e objetiva sobre como utilizar as tabelas e descobrir as suas alíquotas de impostos.

Como funciona a tabela do Simples Nacional

O Simples Nacional é formado por 5 anexos (tabelas). A organização é simples: cada anexo possui faixas de alíquotas diferentes. Veja a seguir:

Anexo 1

O Anexo 1 da tabela do Simples Nacional destina-se às empresas do Comércio em geral. Por isso, os impostos são calculados com base no percentual destinado a cada Tributo, de acordo com a sua devida Faixa.

Código CNAEDescriçãoAlíquotaFator R
0111-3/01Cultivo de arroz4.0Não
0111-3/02Cultivo de milho4.0Não
0111-3/03Cultivo de trigo4.0Não
0111-3/99Cultivo de outros cereais não especificados anteriormente4.0Não
0112-1/01Cultivo de algodão herbáceo4.0Não
0112-1/02Cultivo de juta4.0Não
0112-1/99Cultivo de outras fibras de lavoura temporária não especificadas anteriormente4.0Não
0113-0/00Cultivo de cana-de-açúcar4.0Não
0114-8/00Cultivo de fumo4.0Não
0115-6/00Cultivo de soja4.0Não
0116-4/01Cultivo de amendoim4.0Não
0116-4/02Cultivo de girassol4.0Não
0116-4/03Cultivo de mamona4.0Não
0116-4/99Cultivo de outras oleaginosas de lavoura temporária não especificadas anteriormente4.0Não
0119-9/01Cultivo de abacaxi4.0Não
0119-9/02Cultivo de alho4.0Não
0119-9/03Cultivo de batata-inglesa4.0Não
0119-9/04Cultivo de cebola4.0Não
0119-9/05Cultivo de feijão4.0Não
0119-9/06Cultivo de mandioca4.0Não
0119-9/07Cultivo de melão4.0Não
0119-9/08Cultivo de melancia4.0Não
0119-9/09Cultivo de tomate rasteiro4.0Não
0119-9/99Cultivo de outras plantas de lavoura temporária não especificadas anteriormente4.0Não
0121-1/01Horticultura, exceto morango4.0Não
0121-1/02Cultivo de morango4.0Não
0122-9/00Cultivo de flores e plantas ornamentais4.0Não
0131-8/00Cultivo de laranja4.0Não
0132-6/00Cultivo de uva4.0Não
0133-4/01Cultivo de açaí4.0Não
0133-4/02Cultivo de banana4.0Não
0133-4/03Cultivo de caju4.0Não
0133-4/04Cultivo de cítricos, exceto laranja4.0Não
0133-4/05Cultivo de coco-da-baía4.0Não
0133-4/06Cultivo de guaraná4.0Não
0133-4/07Cultivo de maçã4.0Não
0133-4/08Cultivo de mamão4.0Não
0133-4/09Cultivo de maracujá4.0Não
0133-4/10Cultivo de manga4.0Não
0133-4/11Cultivo de pêssego4.0Não
0133-4/99Cultivo de frutas de lavoura permanente não especificadas anteriormente4.0Não
0134-2/00Cultivo de café4.0Não
0135-1/00Cultivo de cacau4.0Não
0139-3/01Cultivo de chá-da-índia4.0Não
0139-3/02Cultivo de erva-mate4.0Não
0139-3/03Cultivo de pimenta-do-reino4.0Não
0139-3/04Cultivo de plantas para condimento, exceto pimenta-do-reino4.0Não
0139-3/05Cultivo de dendê4.0Não
0139-3/06Cultivo de seringueira4.0Não
0139-3/99Cultivo de outras plantas de lavoura permanente não especificadas anteriormente4.0Não
0141-5/01Produção de sementes certificadas, exceto de forrageiras para pasto4.0Não
0141-5/02Produção de sementes certificadas de forrageiras para formação de pasto4.0Não
0142-3/00Produção de mudas e outras formas de propagação vegetal, certificadas4.0Não
0151-2/01Criação de bovinos para corte4.0Não
0151-2/02Criação de bovinos para leite4.0Não
0151-2/03Criação de bovinos, exceto para corte e leite4.0Não
0152-1/01Criação de bufalinos4.0Não
0152-1/02Criação de eqüinos4.0Não
0152-1/03Criação de asininos e muares4.0Não
0153-9/01Criação de caprinos4.0Não
0153-9/02Criação de ovinos, inclusive para produção de lã4.0Não
0154-7/00Criação de suínos4.0Não
0155-5/01Criação de frangos para corte4.0Não
0155-5/02Produção de pintos de um dia4.0Não
0155-5/03Criação de outros galináceos, exceto para corte4.0Não
0155-5/04Criação de aves, exceto galináceos4.0Não
0155-5/05Produção de ovos4.0Não
0159-8/01Apicultura4.0Não
0159-8/02Criação de animais de estimação4.0Não
0159-8/03Criação de escargô4.0Não
0159-8/04Criação de bicho-da-seda4.0Não
0159-8/99Criação de outros animais não especificados anteriormente4.0Não
0170-9/00Caça e serviços relacionados4.0Não
0210-1/01Cultivo de eucalipto4.0Não
0210-1/02Cultivo de acácia-negra4.0Não
0210-1/03Cultivo de pinus4.0Não
0210-1/04Cultivo de teca4.0Não
0210-1/05Cultivo de espécies madeireiras, exceto eucalipto, acácia-negra, pinus e teca4.0Não
0210-1/06Cultivo de mudas em viveiros florestais4.0Não
0210-1/07Extração de madeira em florestas plantadas4.0Não
0210-1/08Produção de carvão vegetal – florestas plantadas4.0Não
0210-1/09Produção de casca de acácia-negra – florestas plantadas4.0Não
0210-1/99Produção de produtos não-madeireiros não especificados anteriormente em florestas plantadas4.0Não
0220-9/01Extração de madeira em florestas nativas4.0Não
0220-9/02Produção de carvão vegetal – florestas nativas4.0Não
0220-9/03Coleta de castanha-do-pará em florestas nativas4.0Não
0220-9/04Coleta de látex em florestas nativas4.0Não
0220-9/05Coleta de palmito em florestas nativas4.0Não
0220-9/06Conservação de florestas nativas4.0Não
0220-9/99Coleta de produtos não-madeireiros não especificados anteriormente em florestas nativas4.0Não
0311-6/01Pesca de peixes em água salgada4.0Não
0311-6/02Pesca de crustáceos e moluscos em água salgada4.0Não
0311-6/03Coleta de outros produtos marinhos4.0Não
0312-4/01Pesca de peixes em água doce4.0Não
0312-4/02Pesca de crustáceos e moluscos em água doce4.0Não
0312-4/03Coleta de outros produtos aquáticos de água doce4.0Não
0321-3/01Criação de peixes em água salgada e salobra4.0Não
0321-3/02Criação de camarões em água salgada e salobra4.0Não
0321-3/03Criação de ostras e mexilhões em água salgada e salobra4.0Não
0321-3/04Criação de peixes ornamentais em água salgada e salobra4.0Não
0321-3/99Cultivos e semicultivos da aqüicultura em água salgada e salobra não especificados anteriormente4.0Não
0322-1/01Criação de peixes em água doce4.0Não
0322-1/02Criação de camarões em água doce4.0Não
0322-1/03Criação de ostras e mexilhões em água doce4.0Não
0322-1/04Criação de peixes ornamentais em água doce4.0Não
0322-1/05Ranicultura4.0Não
0322-1/06Criação de jacaré4.0Não
0322-1/99Cultivos e semicultivos da aqüicultura em água doce não especificados anteriormente4.0Não
0500-3/01Extração de carvão mineral4.0Não
0500-3/02Beneficiamento de carvão mineral4.0Não
0600-0/01Extração de petróleo e gás natural4.0Não
0600-0/02Extração e beneficiamento de xisto4.0Não
0600-0/03Extração e beneficiamento de areias betuminosas4.0Não
0710-3/01Extração de minério de ferro4.0Não
0721-9/01Extração de minério de alumínio4.0Não
0722-7/01Extração de minério de estanho4.0Não
0723-5/01Extração de minério de manganês4.0Não
0724-3/01Extração de minério de metais preciosos4.0Não
0725-1/00Extração de minerais radioativos4.0Não
0729-4/01Extração de minérios de nióbio e titânio4.0Não
0729-4/02Extração de minério de tungstênio4.0Não
0729-4/03Extração de minério de níquel4.0Não
0729-4/04Extração de minérios de cobre, chumbo, zinco e outros minerais metálicos não-ferrosos não especificados anteriormente4.0Não
0810-0/01Extração de ardósia e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/02Extração de granito e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/03Extração de mármore e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/04Extração de calcário e dolomita e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/05Extração de gesso e caulim4.0Não
0810-0/06Extração de areia, cascalho ou pedregulho e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/07Extração de argila e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/08Extração de saibro e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/09Extração de basalto e beneficiamento associado4.0Não
0810-0/99Extração e britamento de pedras e outros materiais para construção e beneficiamento associado4.0Não
0891-6/00Extração de minerais para fabricação de adubos, fertilizantes e outros produtos químicos4.0Não
0892-4/01Extração de sal marinho4.0Não
0892-4/02Extração de sal-gema4.0Não
0893-2/00Extração de gemas (pedras preciosas e semipreciosas)4.0Não
0899-1/01Extração de grafita4.0Não
0899-1/02Extração de quartzo4.0Não
0899-1/03Extração de amianto4.0Não
0899-1/99Extração de outros minerais não-metálicos não especificados anteriormente4.0Não
1091-1/02Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria4.0Não
02/04/3520Distribuição de combustíveis gasosos por redes urbanas4.0Não
02/06/3600Distribuição de água por caminhões4.0Não
01/01/4511Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos4.0Não
02/01/4511Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários usados4.0Não
03/01/4511Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados4.0Não
04/01/4511Comércio por atacado de caminhões novos e usados4.0Não
05/01/4511Comércio por atacado de reboques e semi-reboques novos e usados4.0Não
06/01/4511Comércio por atacado de ônibus e microônibus novos e usados4.0Não
02/09/4512Comércio sob consignação de veículos automotores4.0Não
01/07/4530Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores4.0Não
02/07/4530Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras-de-ar4.0Não
03/07/4530Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores4.0Não
04/07/4530Comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores4.0Não
05/07/4530Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar4.0Não
01/02/4541Comércio por atacado de motocicletas e motonetas4.0Não
02/02/4541Comércio por atacado de peças e acessórios para motocicletas e motonetas4.0Não
03/02/4541Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas4.0Não
04/02/4541Comércio a varejo de motocicletas e motonetas usadas4.0Não
05/02/4541Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas4.0Não
02/01/4542Comércio sob consignação de motocicletas e motonetas4.0Não
4621-4/00Comércio atacadista de café em grão4.0Não
4622-2/00Comércio atacadista de soja4.0Não
01/01/4623Comércio atacadista de animais vivos4.0Não
02/01/4623Comércio atacadista de couros, lãs, peles e outros subprodutos não-comestíveis de origem animal4.0Não
03/01/4623Comércio atacadista de algodão4.0Não
04/01/4623Comércio atacadista de fumo em folha não beneficiado4.0Não
05/01/4623Comércio atacadista de cacau4.0Não
06/01/4623Comércio atacadista de sementes, flores, plantas e gramas4.0Não
07/01/4623Comércio atacadista de sisal4.0Não
08/01/4623Comércio atacadista de matérias-primas agrícolas com atividade de fracionamento e acondicionamento associada4.0Não
09/01/4623Comércio atacadista de alimentos para animais4.0Não
4623-1/99Comércio atacadista de matérias-primas agrícolas não especificadas anteriormente4.0Não
4631-1/00Comércio atacadista de leite e laticínios4.0Não
4632-0/01Comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados4.0Não
4632-0/02Comércio atacadista de farinhas, amidos e féculas4.0Não
4632-0/03Comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados, farinhas, amidos e féculas, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada4.0Não
01/08/4633Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos4.0Não
02/08/4633Comércio atacadista de aves vivas e ovos4.0Não
03/08/4633Comércio atacadista de coelhos e outros pequenos animais vivos para alimentação4.0Não
01/06/4634Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados4.0Não
02/06/4634Comércio atacadista de aves abatidas e derivados4.0Não
03/06/4634Comércio atacadista de pescados e frutos do mar4.0Não
4634-6/99Comércio atacadista de carnes e derivados de outros animais4.0Não
01/04/4635Comércio atacadista de água mineral4.0Não
02/04/4635Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante4.0Não
03/04/4635Comércio atacadista de bebidas com atividade de fracionamento e acondicionamento associada4.0Não
01/02/4636Comércio atacadista de fumo beneficiado4.0Não
01/01/4637Comércio atacadista de café torrado, moído e solúvel4.0Não
02/01/4637Comércio atacadista de açúcar4.0Não
03/01/4637Comércio atacadista de óleos e gorduras4.0Não
04/01/4637Comércio atacadista de pães, bolos, biscoitos e similares4.0Não
05/01/4637Comércio atacadista de massas alimentícias4.0Não
06/01/4637Comércio atacadista de sorvetes4.0Não
07/01/4637Comércio atacadista de chocolates, confeitos, balas, bombons e semelhantes4.0Não
4637-1/99Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios não especificados anteriormente4.0Não
01/07/4639Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral4.0Não
02/07/4639Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada4.0Não
01/09/4641Comércio atacadista de tecidos4.0Não
02/09/4641Comércio atacadista de artigos de cama, mesa e banho4.0Não
03/09/4641Comércio atacadista de artigos de armarinho4.0Não
01/07/4642Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança4.0Não
02/07/4642Comércio atacadista de roupas e acessórios para uso profissional e de segurança do trabalho4.0Não
01/05/4643Comércio atacadista de calçados4.0Não
02/05/4643Comércio atacadista de bolsas, malas e artigos de viagem4.0Não
01/03/4644Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano4.0Não
02/03/4644Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso veterinário4.0Não
01/01/4645Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios4.0Não
02/01/4645Comércio atacadista de próteses e artigos de ortopedia4.0Não
03/01/4645Comércio atacadista de produtos odontológicos4.0Não
4646-0/01Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria4.0Não
4646-0/02Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal4.0Não
01/08/4647Comércio atacadista de artigos de escritório e de papelaria4.0Não
02/08/4647Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações4.0Não
01/04/4649Comércio atacadista de equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico4.0Não
02/04/4649Comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico4.0Não
03/04/4649Comércio atacadista de bicicletas, triciclos e outros veículos recreativos4.0Não
04/04/4649Comércio atacadista de móveis e artigos de colchoaria4.0Não
05/04/4649Comércio atacadista de artigos de tapeçaria persianas e cortinas4.0Não
06/04/4649Comércio atacadista de lustres, luminárias e abajures4.0Não
07/04/4649Comércio atacadista de filmes, CDs, DVDs, fitas e discos4.0Não
08/04/4649Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar4.0Não
09/04/4649Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada4.0Não
10/04/4649Comércio atacadista de jóias, relógios e bijuterias, inclusive pedras preciosas e semipreciosas lapidadas4.0Não
4649-4/99Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente4.0Não
01/06/4651Comércio atacadista de equipamentos de informática4.0Não
02/06/4651Comércio atacadista de suprimentos para informática4.0Não
4652-4/00Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação4.0Não
4661-3/00Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário; partes e peças4.0Não
4662-1/00Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção; partes e peças4.0Não
4663-0/00Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial partes e peças4.0Não
4664-8/00Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso odonto-médico-hospitalar; partes e peças4.0Não
4665-6/00Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso comercial partes e peças4.0Não
01/09/4669Comércio atacadista de bombas e compressores partes e peças4.0Não
4669-9/99Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos não especificados anteriormente partes e peças4.0Não
4671-1/00Comércio atacadista de madeira e produtos derivados4.0Não
4672-9/00Comércio atacadista de ferragens e ferramentas4.0Não
4673-7/00Comércio atacadista de material elétrico4.0Não
4674-5/00Comércio atacadista de cimento4.0Não
01/06/4679Comércio atacadista de tintas, vernizes e similares4.0Não
02/06/4679Comércio atacadista de mármores e granitos4.0Não
03/06/4679Comércio atacadista de vidros, espelhos e vitrais4.0Não
04/06/4679Comércio atacadista especializado de materiais de construção não especificados anteriormente4.0Não
4679-6/99Comércio atacadista de materiais de construção em geral4.0Não
01/08/4681Comércio atacadista de álcool carburante, biodiesel, gasolina e demais derivados de petróleo, exceto lubrificantes, não realizado por transportador retalhista (TRR)4.0Não
02/08/4681Comércio atacadista de combustíveis realizado por transportador retalhista (TRR)4.0Não
03/08/4681Comércio atacadista de combustíveis de origem vegetal, exceto álcool carburante4.0Não
04/08/4681Comércio atacadista de combustíveis de origem mineral em bruto4.0Não
05/08/4681Comércio atacadista de lubrificantes4.0Não
4682-6/00Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (GLP)4.0Não
4683-4/00Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo4.0Não
01/02/4684Comércio atacadista de resinas e elastômeros4.0Não
02/02/4684Comércio atacadista de solventes4.0Não
4684-2/99Comércio atacadista de outros produtos químicos e petroquímicos não especificados anteriormente4.0Não
4685-1/00Comércio atacadista de produtos siderúrgicos e metalúrgicos, exceto para construção4.0Não
01/09/4686Comércio atacadista de papel e papelão em bruto4.0Não
02/09/4686Comércio atacadista de embalagens4.0Não
01/07/4687Comércio atacadista de resíduos de papel e papelão4.0Não
02/07/4687Comércio atacadista de resíduos e sucatas não-metálicos, exceto de papel e papelão4.0Não
03/07/4687Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos4.0Não
01/03/4689Comércio atacadista de produtos da extração mineral, exceto combustíveis4.0Não
02/03/4689Comércio atacadista de fios e fibras beneficiados4.0Não
4689-3/99Comércio atacadista especializado em outros produtos intermediários não especificados anteriormente4.0Não
4691-5/00Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios4.0Não
4692-3/00Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de insumos agropecuários4.0Não
4693-1/00Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários4.0Não
01/03/4711Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados4.0Não
02/03/4711Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados4.0Não
4712-1/00Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns4.0Não
4713-0/01Lojas de departamentos ou magazines4.0Não
4713-0/02Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines4.0Não
4713-0/03Lojas duty free de aeroportos internacionais4.0Não
01/01/4721Padaria e confeitaria com predominância de produção própria4.0Não
02/01/4721Padaria e confeitaria com predominância de revenda4.0Não
03/01/4721Comércio varejista de laticínios e frios4.0Não
04/01/4721Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes4.0Não
01/09/4722Comércio varejista de carnes – açougues4.0Não
02/09/4722Peixaria4.0Não
4723-7/00Comércio varejista de bebidas4.0Não
4724-5/00Comércio varejista de hortifrutigranjeiros4.0Não
01/06/4729Tabacaria4.0Não
02/06/4729Comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência4.0Não
4729-6/99Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente4.0Não
4731-8/00Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores4.0Não
4732-6/00Comércio varejista de lubrificantes4.0Não
4741-5/00Comércio varejista de tintas e materiais para pintura4.0Não
4742-3/00Comércio varejista de material elétrico4.0Não
4743-1/00Comércio varejista de vidros4.0Não
4744-0/01Comércio varejista de ferragens e ferramentas4.0Não
4744-0/02Comércio varejista de madeira e artefatos4.0Não
4744-0/03Comércio varejista de materiais hidráulicos4.0Não
4744-0/04Comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas4.0Não
4744-0/05Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente4.0Não
4744-0/06Comércio varejista de pedras para revestimento4.0Não
4744-0/99Comércio varejista de materiais de construção em geral4.0Não
4751-2/00Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática4.0Não
01/02/4751Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática4.0Não
4752-1/00Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação4.0Não
4753-9/00Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo4.0Não
01/07/4754Comércio varejista de móveis4.0Não
02/07/4754Comércio varejista de artigos de colchoaria4.0Não
03/07/4754Comércio varejista de artigos de iluminação4.0Não
01/05/4755Comércio varejista de tecidos4.0Não
02/05/4755Comércio varejista de artigos de armarinho4.0Não
03/05/4755Comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho4.0Não
4756-3/00Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios4.0Não
4757-1/00Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação4.0Não
01/08/4759Comércio varejista de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas4.0Não
4759-8/99Comércio varejista de outros artigos de uso doméstico não especificados anteriormente4.0Não
4761-0/01Comércio varejista de livros4.0Não
4761-0/02Comércio varejista de jornais e revistas4.0Não
4761-0/03Comércio varejista de artigos de papelaria4.0Não
4762-8/00Comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas4.0Não
01/06/4763Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos4.0Não
02/06/4763Comércio varejista de artigos esportivos4.0Não
03/06/4763Comércio varejista de bicicletas e triciclos peças e acessórios4.0Não
04/06/4763Comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping4.0Não
05/06/4763Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos peças e acessórios4.0Não
01/07/4771Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas4.0Não
02/07/4771Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas4.0Não
03/07/4771Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos4.0Não
04/07/4771Comércio varejista de medicamentos veterinários4.0Não
4772-5/00Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal4.0Não
4773-3/00Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos4.0Não
4774-1/00Comércio varejista de artigos de óptica4.0Não
4781-4/00Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios4.0Não
01/02/4782Comércio varejista de calçados4.0Não
02/02/4782Comércio varejista de artigos de viagem4.0Não
01/01/4783Comércio varejista de artigos de joalheria4.0Não
02/01/4783Comércio varejista de artigos de relojoaria4.0Não
4784-9/00Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (GLP)4.0Não
01/07/4785Comércio varejista de antigüidades4.0Não
4785-7/99Comércio varejista de outros artigos usados4.0Não
4789-0/01Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos4.0Não
4789-0/02Comércio varejista de plantas e flores naturais4.0Não
4789-0/03Comércio varejista de objetos de arte4.0Não
4789-0/04Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação4.0Não
4789-0/05Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários4.0Não
4789-0/06Comércio varejista de fogos de artifício e artigos pirotécnicos4.0Não
4789-0/07Comércio varejista de equipamentos para escritório4.0Não
4789-0/08Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem4.0Não
4789-0/09Comércio varejista de armas e munições4.0Não
4789-0/99Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente4.0Não
01/02/5611Restaurantes e similares4.0Não
02/02/5611Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas4.0Não
03/02/5611Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares4.0Não
5612-1/00Serviços ambulantes de alimentação4.0Não
01/01/5620Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas4.0Não
02/01/5620Serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê4.0Não
03/01/5620Cantinas – serviços de alimentação privativos4.0Não
04/01/5620Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar4.0Não
01/02/6810Compra e venda de imóveis próprios4.0Não

Anexo 2

O Anexo 2 do Simples Nacional reúne as atividades do setor da Indústria, como fábricas e empresas industriais. As alíquotas totais começam em 4,5% e vão até 12,11%.

Código CNAEDescriçãoAlíquotaFator R
0710-3/02Pelotização, sinterização e outros beneficiamentos de minério de ferro4.5Não
0721-9/02Beneficiamento de minério de alumínio4.5Não
0722-7/02Beneficiamento de minério de estanho4.5Não
0723-5/02Beneficiamento de minério de manganês4.5Não
0724-3/02Beneficiamento de minério de metais preciosos4.5Não
0729-4/05Beneficiamento de minérios de cobre, chumbo, zinco e outros minerais metálicos não-ferrosos não especificados anteriormente4.5Não
0810-0/10Beneficiamento de gesso e caulim associado à extração4.5Não
0892-4/03Refino e outros tratamentos do sal4.5Não
1011-2/01Frigorífico – abate de bovinos4.5Não
1011-2/02Frigorífico – abate de eqüinos4.5Não
1011-2/03Frigorífico – abate de ovinos e caprinos4.5Não
1011-2/04Frigorífico – abate de bufalinos4.5Não
1011-2/05Matadouro – abate de reses sob contrato, exceto abate de suínos4.5Não
1012-1/01Abate de aves4.5Não
1012-1/02Abate de pequenos animais4.5Não
1012-1/03Frigorífico – abate de suínos4.5Não
1012-1/04Matadouro – abate de suínos sob contrato4.5Não
1013-9/01Fabricação de produtos de carne4.5Não
1013-9/02Preparação de subprodutos do abate4.5Não
1020-1/01Preservação de peixes, crustáceos e moluscos4.5Não
1020-1/02Fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos4.5Não
1031-7/00Fabricação de conservas de frutas4.5Não
1032-5/01Fabricação de conservas de palmito4.5Não
1032-5/99Fabricação de conservas de legumes e outros vegetais, exceto palmito4.5Não
1033-3/01Fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes4.5Não
1033-3/02Fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes, exceto concentrados4.5Não
1041-4/00Fabricação de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho4.5Não
1042-2/00Fabricação de óleos vegetais refinados, exceto óleo de milho4.5Não
1043-1/00Fabricação de margarina e outras gorduras vegetais e de óleos não-comestíveis de animais4.5Não
1051-1/00Preparação do leite4.5Não
1052-0/00Fabricação de laticínios4.5Não
1053-8/00Fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis4.5Não
1061-9/01Beneficiamento de arroz4.5Não
1061-9/02Fabricação de produtos do arroz4.5Não
1062-7/00Moagem de trigo e fabricação de derivados4.5Não
1063-5/00Fabricação de farinha de mandioca e derivados4.5Não
1064-3/00Fabricação de farinha de milho e derivados, exceto óleos de milho4.5Não
1065-1/01Fabricação de amidos e féculas de vegetais4.5Não
1065-1/02Fabricação de óleo de milho em bruto4.5Não
1065-1/03Fabricação de óleo de milho refinado4.5Não
1066-0/00Fabricação de alimentos para animais4.5Não
1069-4/00Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal não especificados anteriormente4.5Não
1071-6/00Fabricação de açúcar em bruto4.5Não
1072-4/01Fabricação de açúcar de cana refinado4.5Não
1072-4/02Fabricação de açúcar de cereais (dextrose) e de beterraba4.5Não
1081-3/01Beneficiamento de café4.5Não
1081-3/02Torrefação e moagem de café4.5Não
1082-1/00Fabricação de produtos à base de café4.5Não
1091-1/00Fabricação de produtos de panificação4.5Não
1091-1/01Fabricação de produtos de panificação industrial4.5Não
1092-9/00Fabricação de biscoitos e bolachas4.5Não
1093-7/01Fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates4.5Não
1093-7/02Fabricação de frutas cristalizadas, balas e semelhantes4.5Não
1094-5/00Fabricação de massas alimentícias4.5Não
1095-3/00Fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos4.5Não
1096-1/00Fabricação de alimentos e pratos prontos4.5Não
1099-6/01Fabricação de vinagres4.5Não
1099-6/02Fabricação de pós alimentícios4.5Não
1099-6/03Fabricação de fermentos e leveduras4.5Não
1099-6/04Fabricação de gelo comum4.5Não
1099-6/05Fabricação de produtos para infusão (chá, mate, etc.)4.5Não
1099-6/06Fabricação de adoçantes naturais e artificiais4.5Não
1099-6/07Fabricação de alimentos dietéticos e complementos alimentares4.5Não
1099-6/99Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente4.5Não
1121-6/00Fabricação de águas envasadas4.5Não
1122-4/02Fabricação de chá mate e outros chás prontos para consumo4.5Não
1122-4/04Fabricação de bebidas isotônicas4.5Não
1210-7/00Processamento industrial do fumo4.5Não
1311-1/00Preparação e fiação de fibras de algodão4.5Não
1312-0/00Preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão4.5Não
1313-8/00Fiação de fibras artificiais e sintéticas4.5Não
1314-6/00Fabricação de linhas para costurar e bordar4.5Não
1321-9/00Tecelagem de fios de algodão4.5Não
1322-7/00Tecelagem de fios de fibras têxteis naturais, exceto algodão4.5Não
1323-5/00Tecelagem de fios de fibras artificiais e sintéticas4.5Não
1330-8/00Fabricação de tecidos de malha4.5Não
1340-5/01Estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário4.5Não
1340-5/02Alvejamento, tingimento e torção em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário4.5Não
1340-5/99Outros serviços de acabamento em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário4.5Não
1351-1/00Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico4.5Não
1352-9/00Fabricação de artefatos de tapeçaria4.5Não
1353-7/00Fabricação de artefatos de cordoaria4.5Não
1354-5/00Fabricação de tecidos especiais, inclusive artefatos4.5Não
1359-6/00Fabricação de outros produtos têxteis não especificados anteriormente4.5Não
1411-8/01Confecção de roupas íntimas4.5Não
1411-8/02Facção de roupas íntimas4.5Não
1412-6/01Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida4.5Não
1412-6/02Confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas4.5Não
1412-6/03Facção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas4.5Não
1413-4/01Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida4.5Não
1413-4/02Confecção, sob medida, de roupas profissionais4.5Não
1413-4/03Facção de roupas profissionais4.5Não
1414-2/00Fabricação de acessórios do vestuário, exceto para segurança e proteção4.5Não
1421-5/00Fabricação de meias4.5Não
1422-3/00Fabricação de artigos do vestuário, produzidos em malharias e tricotagens, exceto meias4.5Não
1510-6/00Curtimento e outras preparações de couro4.5Não
1521-1/00Fabricação de artigos para viagem, bolsas e semelhantes de qualquer material4.5Não
1529-7/00Fabricação de artefatos de couro não especificados anteriormente4.5Não
1531-9/01Fabricação de calçados de couro4.5Não
1532-7/00Fabricação de tênis de qualquer material4.5Não
1533-5/00Fabricação de calçados de material sintético4.5Não
1539-4/00Fabricação de calçados de materiais não especificados anteriormente4.5Não
1540-8/00Fabricação de partes para calçados, de qualquer material4.5Não
1610-2/01Serrarias com desdobramento de madeira4.5Não
1621-8/00Fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada4.5Não
1622-6/01Fabricação de casas de madeira pré-fabricadas4.5Não
1622-6/02Fabricação de esquadrias de madeira e de peças de madeira para instalações industriais e comerciais4.5Não
1622-6/99Fabricação de outros artigos de carpintaria para construção4.5Não
1623-4/00Fabricação de artefatos de tanoaria e de embalagens de madeira4.5Não
1629-3/01Fabricação de artefatos diversos de madeira, exceto móveis4.5Não
1629-3/02Fabricação de artefatos diversos de cortiça, bambu, palha, vime e outros materiais trançados, exceto móveis4.5Não
1710-9/00Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel4.5Não
1721-4/00Fabricação de papel4.5Não
1722-2/00Fabricação de cartolina e papel-cartão4.5Não
1731-1/00Fabricação de embalagens de papel4.5Não
1732-0/00Fabricação de embalagens de cartolina e papel-cartão4.5Não
1733-8/00Fabricação de chapas e de embalagens de papelão ondulado4.5Não
1741-9/01Fabricação de formulários contínuos4.5Não
1741-9/02Fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório4.5Não
1742-7/01Fabricação de fraldas descartáveis4.5Não
1742-7/02Fabricação de absorventes higiênicos4.5Não
1742-7/99Fabricação de produtos de papel para uso doméstico e higiênico-sanitário não especificados anteriormente4.5Não
1749-4/00Fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado não especificados anteriormente4.5Não
1811-3/01Impressão de jornais4.5Não
1811-3/02Impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas4.5Não
1812-1/00Impressão de material de segurança4.5Não
1910-1/00Coquerias4.5Não
1921-7/00Fabricação de produtos do refino de petróleo4.5Não
01/05/1922Formulação de combustíveis4.5Não
02/05/1922Rerrefino de óleos lubrificantes4.5Não
1922-5/99Fabricação de outros produtos derivados do petróleo, exceto produtos do refino4.5Não
1931-4/00Fabricação de álcool4.5Não
1932-2/00Fabricação de biocombustíveis, exceto álcool4.5Não
2011-8/00Fabricação de cloro e álcalis4.5Não
2012-6/00Fabricação de intermediários para fertilizantes4.5Não
2013-4/00Fabricação de adubos e fertilizantes4.5Não
01/04/2013Fabricação de adubos e fertilizantes organo-minerais4.5Não
02/04/2013Fabricação de adubos e fertilizantes, exceto organo-minerais4.5Não
2014-2/00Fabricação de gases industriais4.5Não
01/03/2019Elaboração de combustíveis nucleares4.5Não
2019-3/99Fabricação de outros produtos químicos inorgânicos não especificados anteriormente4.5Não
2021-5/00Fabricação de produtos petroquímicos básicos4.5Não
2022-3/00Fabricação de intermediários para plastificantes, resinas e fibras4.5Não
2029-1/00Fabricação de produtos químicos orgânicos não especificados anteriormente4.5Não
2031-2/00Fabricação de resinas termoplásticas4.5Não
2032-1/00Fabricação de resinas termofixas4.5Não
2033-9/00Fabricação de elastômeros4.5Não
2040-1/00Fabricação de fibras artificiais e sintéticas4.5Não
2051-7/00Fabricação de defensivos agrícolas4.5Não
2052-5/00Fabricação de desinfestantes domésticos4.5Não
2061-4/00Fabricação de sabões e detergentes sintéticos4.5Não
2062-2/00Fabricação de produtos de limpeza e polimento4.5Não
2063-1/00Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal4.5Não
2071-1/00Fabricação de tintas, vernizes, esmaltes e lacas4.5Não
2072-0/00Fabricação de tintas de impressão4.5Não
2073-8/00Fabricação de impermeabilizantes, solventes e produtos afins4.5Não
2091-6/00Fabricação de adesivos e selantes4.5Não
02/04/2092Fabricação de artigos pirotécnicos4.5Não
03/04/2092Fabricação de fósforos de segurança4.5Não
2093-2/00Fabricação de aditivos de uso industrial4.5Não
2094-1/00Fabricação de catalisadores4.5Não
01/01/2099Fabricação de chapas, filmes, papéis e outros materiais e produtos químicos para fotografia4.5Não
2099-1/99Fabricação de outros produtos químicos não especificados anteriormente4.5Não
2110-6/00Fabricação de produtos farmoquímicos4.5Não
01/01/2121Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano4.5Não
02/01/2121Fabricação de medicamentos homeopáticos para uso humano4.5Não
03/01/2121Fabricação de medicamentos fitoterápicos para uso humano4.5Não
2122-0/00Fabricação de medicamentos para uso veterinário4.5Não
2123-8/00Fabricação de preparações farmacêuticas4.5Não
2211-1/00Fabricação de pneumáticos e de câmaras-de-ar4.5Não
2219-6/00Fabricação de artefatos de borracha não especificados anteriormente4.5Não
2221-8/00Fabricação de laminados planos e tubulares de material plástico4.5Não
2222-6/00Fabricação de embalagens de material plástico4.5Não
2223-4/00Fabricação de tubos e acessórios de material plástico para uso na construção4.5Não
01/03/2229Fabricação de artefatos de material plástico para uso pessoal e doméstico4.5Não
02/03/2229Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais4.5Não
03/03/2229Fabricação de artefatos de material plástico para uso na construção, exceto tubos e acessórios4.5Não
2229-3/99Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos não especificados anteriormente4.5Não
2311-7/00Fabricação de vidro plano e de segurança4.5Não
2312-5/00Fabricação de embalagens de vidro4.5Não
2319-2/00Fabricação de artigos de vidro4.5Não
2320-6/00Fabricação de cimento4.5Não
01/03/2330Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda4.5Não
02/03/2330Fabricação de artefatos de cimento para uso na construção4.5Não
03/03/2330Fabricação de artefatos de fibrocimento para uso na construção4.5Não
04/03/2330Fabricação de casas pré-moldadas de concreto4.5Não
05/03/2330Preparação de massa de concreto e argamassa para construção4.5Não
2330-3/99Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes4.5Não
2341-9/00Fabricação de produtos cerâmicos refratários4.5Não
01/07/2342Fabricação de azulejos e pisos4.5Não
02/07/2342Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, exceto azulejos e pisos4.5Não
01/04/2349Fabricação de material sanitário de cerâmica4.5Não
2349-4/99Fabricação de produtos cerâmicos não-refratários não especificados anteriormente4.5Não
01/05/2391Britamento de pedras, exceto associado à extração4.5Não
02/05/2391Aparelhamento de pedras para construção, exceto associado à extração4.5Não
03/05/2391Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras4.5Não
2392-3/00Fabricação de cal e gesso4.5Não
01/01/2399Decoração, lapidação, gravação, vitrificação e outros trabalhos em cerâmica, louça, vidro e cristal4.5Não
02/01/2399Fabricação de abrasivos4.5Não
2399-1/99Fabricação de outros produtos de minerais não-metálicos não especificados anteriormente4.5Não
2411-3/00Produção de ferro-gusa4.5Não
2412-1/00Produção de ferroligas4.5Não
2421-1/00Produção de semi-acabados de aço4.5Não
01/09/2422Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não4.5Não
02/09/2422Produção de laminados planos de aços especiais4.5Não
01/07/2423Produção de tubos de aço sem costura4.5Não
02/07/2423Produção de laminados longos de aço, exceto tubos4.5Não
01/05/2424Produção de arames de aço4.5Não
02/05/2424Produção de relaminados, trefilados e perfilados de aço, exceto arames4.5Não
2431-8/00Produção de tubos de aço com costura4.5Não
2439-3/00Produção de outros tubos de ferro e aço4.5Não
01/05/2441Produção de alumínio e suas ligas em formas primárias4.5Não
02/05/2441Produção de laminados de alumínio4.5Não
2442-3/00Metalurgia dos metais preciosos4.5Não
2443-1/00Metalurgia do cobre4.5Não
01/01/2449Produção de zinco em formas primárias4.5Não
02/01/2449Produção de laminados de zinco4.5Não
03/01/2449Produção de ânodos para galvanoplastia4.5Não
2449-1/99Metalurgia de outros metais não-ferrosos e suas ligas não especificados anteriormente4.5Não
2451-2/00Fundição de ferro e aço4.5Não
2452-1/00Fundição de metais não-ferrosos e suas ligas4.5Não
2511-0/00Fabricação de estruturas metálicas4.5Não
2512-8/00Fabricação de esquadrias de metal4.5Não
2513-6/00Fabricação de obras de caldeiraria pesada4.5Não
2521-7/00Fabricação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras para aquecimento central4.5Não
2522-5/00Fabricação de caldeiras geradoras de vapor, exceto para aquecimento central e para veículos4.5Não
01/04/2531Produção de forjados de aço4.5Não
02/04/2531Produção de forjados de metais não-ferrosos e suas ligas4.5Não
01/02/2532Produção de artefatos estampados de metal4.5Não
02/02/2532Metalurgia do pó4.5Não
2541-1/00Fabricação de artigos de cutelaria4.5Não
2542-0/00Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias4.5Não
2543-8/00Fabricação de ferramentas4.5Não
2591-8/00Fabricação de embalagens metálicas4.5Não
01/06/2592Fabricação de produtos de trefilados de metal padronizados4.5Não
02/06/2592Fabricação de produtos de trefilados de metal, exceto padronizados4.5Não
2593-4/00Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal4.5Não
01/03/2599Serviços de confecção de armações metálicas para a construção4.5Não
2599-3/99Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente4.5Não
2610-8/00Fabricação de componentes eletrônicos4.5Não
2621-3/00Fabricação de equipamentos de informática4.5Não
2622-1/00Fabricação de periféricos para equipamentos de informática4.5Não
2631-1/00Fabricação de equipamentos transmissores de comunicação, peças e acessórios4.5Não
2632-9/00Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios4.5Não
2640-0/00Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo4.5Não
2651-5/00Fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle4.5Não
2652-3/00Fabricação de cronômetros e relógios4.5Não
2660-4/00Fabricação de aparelhos eletromédicos e eletroterapêuticos e equipamentos de irradiação4.5Não
01/01/2670Fabricação de equipamentos e instrumentos ópticos, peças e acessórios4.5Não
02/01/2670Fabricação de aparelhos fotográficos e cinematográficos, peças e acessórios4.5Não
2680-9/00Fabricação de mídias virgens, magnéticas e ópticas4.5Não
01/04/2710Fabricação de geradores de corrente contínua e alternada, peças e acessórios4.5Não
02/04/2710Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios4.5Não
03/04/2710Fabricação de motores elétricos, peças e acessórios4.5Não
2721-0/00Fabricação de pilhas, baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos automotores4.5Não
01/08/2722Fabricação de baterias e acumuladores para veículos automotores4.5Não
02/08/2722Recondicionamento de baterias e acumuladores para veículos automotores4.5Não
2731-7/00Fabricação de aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica4.5Não
2732-5/00Fabricação de material elétrico para instalações em circuito de consumo4.5Não
2733-3/00Fabricação de fios, cabos e condutores elétricos isolados4.5Não
01/06/2740Fabricação de lâmpadas4.5Não
02/06/2740Fabricação de luminárias e outros equipamentos de iluminação4.5Não
2751-1/00Fabricação de fogões, refrigeradores e máquinas de lavar e secar para uso doméstico, peças e acessórios4.5Não
01/07/2759Fabricação de aparelhos elétricos de uso pessoal, peças e acessórios4.5Não
2759-7/99Fabricação de outros aparelhos eletrodomésticos não especificados anteriormente, peças e acessórios4.5Não
01/02/2790Fabricação de eletrodos, contatos e outros artigos de carvão e grafita para uso elétrico, eletroímãs e isoladores4.5Não
02/02/2790Fabricação de equipamentos para sinalização e alarme4.5Não
2790-2/99Fabricação de outros equipamentos e aparelhos elétricos não especificados anteriormente4.5Não
2811-9/00Fabricação de motores e turbinas, peças e acessórios, exceto para aviões e veículos rodoviários4.5Não
2812-7/00Fabricação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, peças e acessórios, exceto válvulas4.5Não
2813-5/00Fabricação de válvulas, registros e dispositivos semelhantes, peças e acessórios4.5Não
01/03/2814Fabricação de compressores para uso industrial, peças e acessórios4.5Não
02/03/2814Fabricação de compressores para uso não-industrial, peças e acessórios4.5Não
01/01/2815Fabricação de rolamentos para fins industriais4.5Não
02/01/2815Fabricação de equipamentos de transmissão para fins industriais, exceto rolamentos4.5Não
01/06/2821Fabricação de fornos industriais, aparelhos e equipamentos não-elétricos para instalações térmicas, peças e acessórios4.5Não
02/06/2821Fabricação de estufas e fornos elétricos para fins industriais, peças e acessórios4.5Não
01/04/2822Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de pessoas, peças e acessórios4.5Não
02/04/2822Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas, peças e acessórios4.5Não
2823-2/00Fabricação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial, peças e acessórios4.5Não
01/01/2824Fabricação de aparelhos e equipamentos de ar condicionado para uso industrial4.5Não
02/01/2824Fabricação de aparelhos e equipamentos de ar condicionado para uso não-industrial4.5Não
2825-9/00Fabricação de máquinas e equipamentos para saneamento básico e ambiental, peças e acessórios4.5Não
01/01/2829Fabricação de máquinas de escrever, calcular e outros equipamentos não-eletrônicos para escritório, peças e acessórios4.5Não
2829-1/99Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral não especificados anteriormente, peças e acessórios4.5Não
2831-3/00Fabricação de tratores agrícolas, peças e acessórios4.5Não
2832-1/00Fabricação de equipamentos para irrigação agrícola, peças e acessórios4.5Não
2833-0/00Fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária, peças e acessórios, exceto para irrigação4.5Não
2840-2/00Fabricação de máquinas-ferramenta, peças e acessórios4.5Não
2851-8/00Fabricação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo, peças e acessórios4.5Não
2852-6/00Fabricação de outras máquinas e equipamentos para uso na extração mineral, peças e acessórios, exceto na extração de petróleo4.5Não
2853-4/00Fabricação de tratores, peças e acessórios, exceto agrícolas4.5Não
2854-2/00Fabricação de máquinas e equipamentos para terraplenagem, pavimentação e construção, peças e acessórios, exceto tratores4.5Não
2861-5/00Fabricação de máquinas para a indústria metalúrgica, peças e acessórios, exceto máquinas-ferramenta4.5Não
2862-3/00Fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias de alimentos, bebidas e fumo, peças e acessórios4.5Não
2863-1/00Fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, peças e acessórios4.5Não
2864-0/00Fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias do vestuário, do couro e de calçados, peças e acessórios4.5Não
2865-8/00Fabricação de máquinas e equipamentos para as indústrias de celulose, papel e papelão e artefatos, peças e acessórios4.5Não
2866-6/00Fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria do plástico, peças e acessórios4.5Não
2869-1/00Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico não especificados anteriormente, peças e acessórios4.5Não
02/07/2910Fabricação de chassis com motor para automóveis, camionetas e utilitários4.5Não
03/07/2910Fabricação de motores para automóveis, camionetas e utilitários4.5Não
01/04/2920Fabricação de caminhões e ônibus4.5Não
02/04/2920Fabricação de motores para caminhões e ônibus4.5Não
01/01/2930Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões4.5Não
02/01/2930Fabricação de carrocerias para ônibus4.5Não
03/01/2930Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para outros veículos automotores, exceto caminhões e ônibus4.5Não
2941-7/00Fabricação de peças e acessórios para o sistema motor de veículos automotores4.5Não
2942-5/00Fabricação de peças e acessórios para os sistemas de marcha e transmissão de veículos automotores4.5Não
2943-3/00Fabricação de peças e acessórios para o sistema de freios de veículos automotores4.5Não
2944-1/00Fabricação de peças e acessórios para o sistema de direção e suspensão de veículos automotores4.5Não
2945-0/00Fabricação de material elétrico e eletrônico para veículos automotores, exceto baterias4.5Não
01/02/2949Fabricação de bancos e estofados para veículos automotores4.5Não
2949-2/99Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores não especificadas anteriormente4.5Não
01/03/3011Construção de embarcações de grande porte4.5Não
02/03/3011Construção de embarcações para uso comercial e para usos especiais, exceto de grande porte4.5Não
3012-1/00Construção de embarcações para esporte e lazer4.5Não
3031-8/00Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes4.5Não
3032-6/00Fabricação de peças e acessórios para veículos ferroviários4.5Não
3041-5/00Fabricação de aeronaves4.5Não
3042-3/00Fabricação de turbinas, motores e outros componentes e peças para aeronaves4.5Não
3050-4/00Fabricação de veículos militares de combate4.5Não
02/01/3091Fabricação de peças e acessórios para motocicletas4.5Não
3092-0/00Fabricação de bicicletas e triciclos não-motorizados, peças e acessórios4.5Não
3099-7/00Fabricação de equipamentos de transporte não especificados anteriormente4.5Não
3101-2/00Fabricação de móveis com predominância de madeira4.5Não
3102-1/00Fabricação de móveis com predominância de metal4.5Não
3103-9/00Fabricação de móveis de outros materiais, exceto madeira e metal4.5Não
3104-7/00Fabricação de colchões4.5Não
01/06/3211Lapidação de gemas4.5Não
02/06/3211Fabricação de artefatos de joalheria e ourivesaria4.5Não
03/06/3211Cunhagem de moedas e medalhas4.5Não
3212-4/00Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes4.5Não
3220-5/00Fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios4.5Não
3230-2/00Fabricação de artefatos para pesca e esporte4.5Não
3240-0/01Fabricação de jogos eletrônicos4.5Não
3240-0/02Fabricação de mesas de bilhar, de sinuca e acessórios não associada à locação4.5Não
3240-0/99Fabricação de outros brinquedos e jogos recreativos não especificados anteriormente4.5Não
01/07/3250Fabricação de instrumentos não-eletrônicos e utensílios para uso médico, cirúrgico, odontológico e de laboratório4.5Não
02/07/3250Fabricação de mobiliário para uso médico, cirúrgico, odontológico e de laboratório4.5Não
03/07/3250Fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e aparelhos ortopédicos em geral sob encomenda4.5Não
04/07/3250Fabricação de aparelhos e utensílios para correção de defeitos físicos e aparelhos ortopédicos em geral, exceto sob encomenda4.5Não
05/07/3250Fabricação de materiais para medicina e odontologia4.5Não
07/07/3250Fabricação de artigos ópticos4.5Não
08/07/3250Fabricação de artefatos de tecido não tecido para uso odontomédicohospitalar4.5Não
3291-4/00Fabricação de escovas, pincéis e vassouras4.5Não
01/02/3292Fabricação de roupas de proteção e segurança e resistentes a fogo4.5Não
02/02/3292Fabricação de equipamentos e acessórios para segurança pessoal e profissional4.5Não
3299-0/01Fabricação de guarda-chuvas e similares4.5Não
3299-0/02Fabricação de canetas, lápis e outros artigos para escritório4.5Não
3299-0/03Fabricação de letras, letreiros e placas de qualquer material, exceto luminosos4.5Não
3299-0/04Fabricação de painéis e letreiros luminosos4.5Não
3299-0/05Fabricação de aviamentos para costura4.5Não
3299-0/06Fabricação de velas, inclusive decorativas4.5Não
3299-0/99Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente4.5Não
01/04/3520Produção de gás processamento de gás natural4.5Não
3530-1/00Produção e distribuição de vapor, água quente e ar condicionado4.5Não
01/09/3831Recuperação de sucatas de alumínio4.5Não
3831-9/99Recuperação de materiais metálicos, exceto alumínio4.5Não
3832-7/00Recuperação de materiais plásticos4.5Não
01/04/3839Usinas de compostagem4.5Não
3839-4/99Recuperação de materiais não especificados anteriormente4.5Não

Anexo 3

O Anexo 3 do Simples Nacional engloba as atividades que vão desde serviços de manutenção, reparos e usinagem até negócios como agências de viagem, escritórios contábeis, escolas e empresas médicas. As alíquotas variam entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta.

Código CNAEDescriçãoAlíquotaFator R
0161-0/01Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas6.0Não
0161-0/02Serviço de poda de árvores para lavouras6.0Não
0161-0/03Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita6.0Não
0161-0/99Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente6.0Não
0162-8/02Serviço de tosquiamento de ovinos6.0Não
0162-8/03Serviço de manejo de animais6.0Não
0162-8/99Atividades de apoio à pecuária não especificadas anteriormente6.0Não
0163-6/00Atividades de pós-colheita6.0Não
0230-6/00Atividades de apoio à produção florestal6.0Não
0311-6/04Atividades de apoio à pesca em água salgada6.0Não
0312-4/04Atividades de apoio à pesca em água doce6.0Não
0321-3/05Atividades de apoio à aqüicultura em água salgada e salobra6.0Não
0322-1/07Atividades de apoio à aqüicultura em água doce6.0Não
0990-4/01Atividades de apoio à extração de minério de ferro6.0Não
0990-4/02Atividades de apoio à extração de minerais metálicos não-ferrosos6.0Não
0990-4/03Atividades de apoio à extração de minerais não-metálicos6.0Não
1531-9/02Acabamento de calçados de couro sob contrato6.0Não
1813-0/01Impressão de material para uso publicitário6.0Não
1813-0/99Impressão de material para outros usos6.0Não
1821-1/00Serviços de pré-impressão6.0Não
1822-9/00Serviços de acabamentos gráficos6.0Não
1822-9/01Serviços de encadernação e plastificação6.0Não
1822-9/99Serviços de acabamentos gráficos, exceto encadernação e plastificação6.0Não
1830-0/01Reprodução de som em qualquer suporte6.0Não
1830-0/02Reprodução de vídeo em qualquer suporte6.0Não
2539-0/00Serviços de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais (este serviço foi analisado como sendo prestado para terceiros. As empresas que realizam a produção própria para venda deverá utilizar o Sim II para tributar esta parte das receitas)6.0Não
2539-0/01Serviços de usinagem, tornearia e solda6.0Não
2539-0/02Serviços de tratamento e revestimento em metais6.0Não
02/03/2599Serviço de corte e dobra de metais6.0Não
2950-6/00Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores6.0Não
06/07/3250Serviços de prótese dentária6.0Sim
09/07/3250Serviço de laboratório óptico6.0Sim
3311-2/00Manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras, exceto para veículos6.0Não
01/01/3312Manutenção e reparação de equipamentos transmissores de comunicação6.0Não
02/01/3312Manutenção e reparação de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle6.0Não
03/01/3312Manutenção e reparação de aparelhos eletromédicos e eletroterapêuticos e equipamentos de irradiação6.0Não
04/01/3312Manutenção e reparação de equipamentos e instrumentos ópticos6.0Não
01/09/3313Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos6.0Não
02/09/3313Manutenção e reparação de baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos6.0Não
3313-9/99Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos não especificados anteriormente6.0Não
01/07/3314Manutenção e reparação de máquinas motrizes não-elétricas6.0Não
02/07/3314Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas6.0Não
03/07/3314Manutenção e reparação de válvulas industriais6.0Não
04/07/3314Manutenção e reparação de compressores6.0Não
05/07/3314Manutenção e reparação de equipamentos de transmissão para fins industriais6.0Não
06/07/3314Manutenção e reparação de máquinas, aparelhos e equipamentos para instalações térmicas6.0Não
07/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial6.0Não
08/07/3314Manutenção e reparação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas6.0Não
09/07/3314Manutenção e reparação de máquinas de escrever, calcular e de outros equipamentos não-eletrônicos para escritório6.0Não
10/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral não especificados anteriormente6.0Não
11/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária6.0Não
12/07/3314Manutenção e reparação de tratores agrícolas6.0Não
13/07/3314Manutenção e reparação de máquinas-ferramenta6.0Não
14/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo6.0Não
15/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso na extração mineral, exceto na extração de petróleo6.0Não
16/07/3314Manutenção e reparação de tratores, exceto agrícolas6.0Não
17/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos de terraplenagem, pavimentação e construção, exceto tratores6.0Não
18/07/3314Manutenção e reparação de máquinas para a indústria metalúrgica, exceto máquinas-ferramenta6.0Não
19/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para as indústrias de alimentos, bebidas e fumo6.0Não
20/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, do vestuário, do couro e calçados6.0Não
21/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos para a indústria de celulose, papel e papelão e artefatos6.0Não
22/07/3314Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos para a indústria do plástico6.0Não
3314-7/99Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente6.0Não
3315-5/00Manutenção e reparação de veículos ferroviários6.0Não
01/03/3316Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista6.0Não
02/03/3316Manutenção de aeronaves na pista6.0Não
01/01/3317Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes6.0Não
02/01/3317Manutenção e reparação de embarcações para esporte e lazer6.0Não
3319-8/00Manutenção e reparação de equipamentos e produtos não especificados anteriormente6.0Não
3321-0/00Instalação de máquinas e equipamentos industriais6.0Não
01/05/3329Serviços de montagem de móveis de qualquer material6.0Não
3329-5/99Instalação de outros equipamentos não especificados anteriormente6.0Não
3811-4/00Coleta de resíduos não-perigosos6.0Não
3812-2/00Coleta de resíduos perigosos6.0Não
02/01/4211Pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos6.0Não
4212-0/00Construção de obras-de-arte especiais6.0Não
03/09/4221Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica6.0Não
05/09/4221Manutenção de estações e redes de telecomunicações6.0Não
02/03/4322Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração6.0Não
03/03/4322Instalações de sistema de prevenção contra incêndio6.0Não
01/01/4329Instalação de painéis publicitários6.0Não
02/01/4329Instalação de equipamentos para orientação à navegação marítima, fluvial e lacustre6.0Não
03/01/4329Instalação, manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes6.0Não
04/01/4329Montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas, portos e aeroportos6.0Não
05/01/4329Tratamentos térmicos, acústicos ou de vibração6.0Não
4329-1/99Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente6.0Não
02/01/4399Montagem e desmontagem de andaimes e outras estruturas temporárias6.0Não
04/01/4399Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras6.0Não
4520-0/01Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores6.0Não
4520-0/02Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores6.0Não
4520-0/03Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores6.0Não
4520-0/04Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores6.0Não
4520-0/05Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores6.0Não
4520-0/06Serviços de borracharia para veículos automotores6.0Não
4520-0/07Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores6.0Não
4520-0/08Serviços de capotaria6.0Não
4543-9/00Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas6.0Não
02/02/4751Recarga de cartuchos para equipamentos de informática6.0Não
4911-6/00Transporte ferroviário de carga6.0Não
02/04/4912Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana6.0Não
03/04/4912Transporte metroviário6.0Não
01/03/4921Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal6.0Não
03/01/4922Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, internacional6.0Não
4923-0/01Serviço de táxi6.0Não
4923-0/02Serviço de transporte de passageiros – locação de automóveis com motorista6.0Não
4924-8/00Transporte escolar6.0Não
01/09/4929Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal6.0Não
03/09/4929Organização de excursões em veículos rodoviários próprios, municipal6.0Não
01/02/4930Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal6.0Não
02/02/4930Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional6.0Não
03/02/4930Transporte rodoviário de produtos perigosos6.0Não
04/02/4930Transporte rodoviário de mudanças6.0Não
4940-0/00Transporte dutoviário6.0Não
4950-7/00Trens turísticos, teleféricos e similares6.0Não
01/04/5011Transporte marítimo de cabotagem – Carga6.0Não
01/02/5012Transporte marítimo de longo curso – Carga6.0Não
02/02/5012Transporte marítimo de longo curso – Passageiros6.0Não
01/01/5021Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia6.0Não
02/01/5021Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia6.0Não
5022-0/01Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, municipal, exceto travessia6.0Não
5022-0/02Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia6.0Não
01/01/5030Navegação de apoio marítimo6.0Não
02/01/5030Navegação de apoio portuário6.0Não
03/01/5030Serviço de rebocadores e empurradores6.0Não
01/02/5091Transporte por navegação de travessia, municipal6.0Não
01/08/5099Transporte aquaviário para passeios turísticos6.0Não
5099-8/99Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente6.0Não
5111-1/00Transporte aéreo de passageiros regular6.0Não
01/09/5112Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação6.0Não
5112-9/99Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular6.0Não
5120-0/00Transporte aéreo de carga6.0Não
5130-7/00Transporte espacial6.0Não
01/07/5211Armazéns gerais – emissão de warrant6.0Não
02/07/5211Guarda-móveis6.0Não
5211-7/99Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis6.0Não
5212-5/00Carga e descarga6.0Não
5221-4/00Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados6.0Não
5223-1/00Estacionamento de veículos6.0Não
5229-0/01Serviços de apoio ao transporte por táxi, inclusive centrais de chamada6.0Não
5229-0/02Serviços de reboque de veículos6.0Não
5229-0/99Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente6.0Não
02/01/5231Atividades do Operador Portuário6.0Não
03/01/5231Gestão de terminais aquaviários6.0Não
5239-7/00Atividades auxiliares dos transportes aquaviários não especificadas anteriormente6.0Não
01/07/5239Serviços de praticagem6.0Não
5239-7/99Atividades auxiliares dos transportes aquaviários não especificadas anteriormente6.0Não
5240-1/99Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem6.0Não
03/08/5250Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo6.0Não
02/05/5310Atividades de franqueadas e permissionárias do Correio Nacional6.0Não
01/02/5320Serviços de malote não realizados pelo Correio Nacional6.0Não
02/02/5320Serviços de entrega rápida6.0Não
01/08/5510Hotéis6.0Não
02/08/5510Apart-hotéis6.0Não
03/08/5510Motéis6.0Não
01/06/5590Albergues, exceto assistenciais6.0Não
02/06/5590Campings6.0Não
03/06/5590Pensões (alojamento)6.0Não
5590-6/99Outros alojamentos não especificados anteriormente6.0Não
02/01/5620Serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê6.0Não
5811-5/00Edição de livros6.0Não
5812-3/00Edição de jornais6.0Não
01/03/5812Edição de jornais diários6.0Não
02/03/5812Edição de jornais não diários6.0Não
5813-1/00Edição de revistas6.0Não
5819-1/00Edição de cadastros, listas e outros produtos gráficos6.0Não
5821-2/00Edição integrada à impressão de livros6.0Não
5822-1/00Edição integrada à impressão de jornais6.0Não
01/01/5822Edição integrada à impressão de jornais diários6.0Não
02/01/5822Edição integrada à impressão de jornais não diários6.0Não
5823-9/00Edição integrada à impressão de revistas6.0Não
5829-8/00Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos6.0Não
01/01/5911Estúdios cinematográficos6.0Não
02/01/5911Produção de filmes para publicidade6.0Não
5911-1/99Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente6.0Não
5912-0/01Serviços de dublagem6.0Não
5912-0/02Serviços de mixagem sonora em produção audiovisual6.0Não
5912-0/99Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente6.0Não
5913-8/00Distribuição cinematográfica, de vídeo e de programas de televisão6.0Não
5914-6/00Atividades de exibição cinematográfica6.0Não
5920-1/00Atividades de gravação de som e de edição de música6.0Não
6010-1/00Atividades de rádio6.0Não
6021-7/00Atividades de televisão aberta6.0Não
01/05/6022Programadoras6.0Não
01/08/6110Serviços de telefonia fixa comutada – STFC6.0Não
02/08/6110Serviços de redes de transporte de telecomunicações – SRTT6.0Não
03/08/6110Serviços de comunicação multimídia – SCM6.0Não
6110-8/99Serviços de telecomunicações por fio não especificados anteriormente6.0Não
01/05/6120Telefonia móvel celular6.0Não
02/05/6120Serviço móvel especializado – SME6.0Não
6120-5/99Serviços de telecomunicações sem fio não especificados anteriormente6.0Não
6130-2/00Telecomunicações por satélite6.0Não
6141-8/00Operadoras de televisão por assinatura por cabo6.0Não
6142-6/00Operadoras de televisão por assinatura por microondas6.0Não
6143-4/00Operadoras de televisão por assinatura por satélite6.0Não
01/06/6190Provedores de acesso às redes de comunicações6.0Não
02/06/6190Provedores de voz sobre protocolo internet – VOIP6.0Não
6190-6/99Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente6.0Não
01/05/6201Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda6.0Sim
02/05/6201Web design6.0Sim
6202-3/00Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis6.0Sim
6203-1/00Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis6.0Sim
6209-1/00Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação6.0Sim
6311-9/00Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet6.0Sim
6319-4/00Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet6.0Sim
6391-7/00Agências de notícias6.0Não
6399-2/00Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente6.0Não
6493-0/00Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos6.0Não
6622-3/00Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde6.0Não
01/08/6821Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis6.0Não
02/08/6821Corretagem no aluguel de imóveis6.0Não
6822-6/00Gestão e administração da propriedade imobiliária6.0Sim
01/06/6920Atividades de contabilidade6.0Não
7111-1/00Serviços de arquitetura6.0Sim
7312-2/00AGENCIAMENTO DE ESPAÇOS PARA PUBLICIDADE, EXCETO EM VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO6.0Não
7319-0/02Promoção de vendas6.0Não
7319-0/03Marketing direto6.0Não
7319-0/99Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente6.0Não
7420-0/01Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina6.0Não
7420-0/02Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas6.0Não
7420-0/03Laboratórios fotográficos6.0Não
7420-0/04Filmagem de festas e eventos6.0Não
7420-0/05Serviços de microfilmagem6.0Não
02/01/7490Escafandria e mergulho6.0Não
7711-0/00Locação de automóveis sem condutor6.0Não
01/05/7719Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos6.0Não
02/05/7719Locação de aeronaves sem tripulação6.0Não
7719-5/99Locação de outros meios de transporte não especificados anteriormente, sem condutor6.0Não
7721-7/00Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos6.0Não
7722-5/00Aluguel de fitas de vídeo, DVDs e similares6.0Não
7723-3/00Aluguel de objetos do vestuário, jóias e acessórios6.0Não
01/02/7729Aluguel de aparelhos de jogos eletrônicos6.0Não
02/02/7729Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal; instrumentos musicais6.0Não
03/02/7729Aluguel de material médico6.0Não
7729-2/99Aluguel de outros objetos pessoais e domésticos não especificados anteriormente6.0Não
7731-4/00Aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas sem operador6.0Não
01/02/7732Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes6.0Não
02/02/7732Aluguel de andaimes6.0Não
7733-1/00Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório6.0Não
7739-0/01Aluguel de máquinas e equipamentos para extração de minérios e petróleo, sem operador6.0Não
7739-0/02Aluguel de equipamentos científicos, médicos e hospitalares, sem operador6.0Não
7739-0/03Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes6.0Não
7739-0/99Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador6.0Não
7911-2/00Agências de viagens6.0Não
7912-1/00Operadores turísticos6.0Não
7990-2/00Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente6.0Não
02/01/8011Serviços de adestramento de cães de guarda6.0Não
8211-3/00Serviços combinados de escritório e apoio administrativo6.0Não
01/09/8219Fotocópias6.0Não
8219-9/99Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente6.0Não
8220-2/00Atividades de teleatendimento6.0Não
8230-0/01Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas6.0Não
8230-0/02Casas de festas e eventos6.0Não
8291-1/00Atividades de cobrança e informações cadastrais6.0Não
8292-0/00Envasamento e empacotamento sob contrato6.0Não
01/07/8299Medição de consumo de energia elétrica, gás e água6.0Não
03/07/8299Serviços de gravação de carimbos, exceto confecção6.0Não
06/07/8299Casas lotéricas6.0Não
07/07/8299Salas de acesso à internet6.0Não
8299-7/99Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente6.0Sim
8511-2/00Educação infantil – creche6.0Não
8512-1/00Educação infantil – pré-escola6.0Não
8513-9/00Ensino fundamental6.0Não
8520-1/00Ensino médio6.0Não
8541-4/00Educação profissional de nível técnico6.0Não
8591-1/00Ensino de esportes6.0Sim
01/09/8592Ensino de dança6.0Sim
02/09/8592Ensino de artes cênicas, exceto dança6.0Não
03/09/8592Ensino de música6.0Não
8592-9/99Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente6.0Não
8593-7/00Ensino de idiomas6.0Não
01/06/8599Formação de condutores6.0Não
02/06/8599Cursos de pilotagem6.0Não
03/06/8599Treinamento em informática6.0Não
04/06/8599Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial6.0Não
05/06/8599Cursos preparatórios para concursos6.0Não
8599-6/99Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente6.0Não
01/01/8610Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências6.0Sim
02/01/8610Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências6.0Sim
01/06/8621UTI móvel6.0Sim
02/06/8621Serviços móveis de atendimento a urgências, exceto por UTI móvel6.0Sim
01/05/8630Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos6.0Sim
02/05/8630Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares6.0Sim
03/05/8630Atividade médica ambulatorial restrita a consultas6.0Sim
04/05/8630Atividade odontológica6.0Sim
06/05/8630Serviços de vacinação e imunização humana6.0Sim
07/05/8630Atividades de reprodução humana assistida6.0Sim
8630-5/99Atividades de atenção ambulatorial não especificadas anteriormente6.0Sim
01/02/8640Laboratórios de anatomia patológica e citológica6.0Sim
02/02/8640Laboratórios clínicos6.0Sim
03/02/8640Serviços de diálise e nefrologia6.0Sim
04/02/8640Serviços de tomografia6.0Sim
05/02/8640Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia6.0Sim
06/02/8640Serviços de ressonância magnética6.0Sim
07/02/8640Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética6.0Sim
08/02/8640Serviços de diagnóstico por registro gráfico – ECG, EEG e outros exames análogos6.0Sim
09/02/8640Serviços de diagnóstico por métodos ópticos – endoscopia e outros exames análogos6.0Sim
10/02/8640Serviços de quimioterapia6.0Sim
11/02/8640Serviços de radioterapia6.0Sim
12/02/8640Serviços de hemoterapia6.0Sim
13/02/8640Serviços de litotripsia6.0Sim
14/02/8640Serviços de bancos de células e tecidos humanos6.0Sim
8640-2/99Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica não especificadas anteriormente6.0Sim
8650-0/01Atividades de enfermagem6.0Sim
8650-0/02Atividades de profissionais da nutrição6.0Sim
8650-0/03Atividades de psicologia e psicanálise6.0Sim
8650-0/04Atividades de fisioterapia6.0Sim
8650-0/04Atividades de fisioterapia6.0Sim
8650-0/05Atividades de terapia ocupacional6.0Sim
8650-0/06Atividades de fonoaudiologia6.0Sim
02/09/8690Atividades de bancos de leite humano6.0Sim
03/09/8690Atividades de acupuntura6.0Sim
04/09/8690Atividades de podologia6.0Sim
02/05/8711Instituições de longa permanência para idosos6.0Não
05/05/8711Condomínios residenciais para idosos6.0Não
8712-3/00Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio6.0Não
01/01/8730Orfanatos6.0Não
02/01/8730Albergues assistenciais6.0Não
01/09/9001Produção teatral6.0Não
02/09/9001Produção musical6.0Não
03/09/9001Produção de espetáculos de dança6.0Não
04/09/9001Produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares6.0Não
05/09/9001Produção de espetáculos de rodeios, vaquejadas e similares6.0Não
06/09/9001Atividades de sonorização e de iluminação6.0Não
9001-9/99Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente6.0Não
02/07/9002Restauração de obras de arte6.0Não
9003-5/00Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas6.0Não
9101-5/00Atividades de bibliotecas e arquivos6.0Não
01/03/9102Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares6.0Não
02/03/9102Restauração e conservação de lugares e prédios históricos6.0Não
9103-1/00Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental6.0Não
01/03/9200Casas de bingo6.0Não
02/03/9200Exploração de apostas em corridas de cavalos6.0Não
9200-3/99Exploração de jogos de azar e apostas não especificados anteriormente6.0Não
9311-5/00Gestão de instalações de esportes6.0Não
9312-3/00Clubes sociais, esportivos e similares6.0Não
9313-1/00Atividades de condicionamento físico6.0Sim
01/01/9319Produção e promoção de eventos esportivos6.0Não
9319-1/99Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente6.0Não
9321-2/00Parques de diversão e parques temáticos6.0Não
01/08/9329Discotecas, danceterias, salões de dança e similares6.0Não
02/08/9329Exploração de boliches6.0Não
03/08/9329Exploração de jogos de sinuca, bilhar e similares6.0Não
04/08/9329Exploração de jogos eletrônicos recreativos6.0Não
9329-8/99Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente6.0Não
9511-8/00Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos6.0Não
9512-6/00Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação6.0Não
9521-5/00Reparação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos de uso pessoal e doméstico6.0Não
01/01/9529Reparação de calçados, bolsas e artigos de viagem6.0Não
02/01/9529Chaveiros6.0Não
03/01/9529Reparação de relógios6.0Não
04/01/9529Reparação de bicicletas, triciclos e outros veículos não-motorizados6.0Não
05/01/9529Reparação de artigos do mobiliário6.0Não
06/01/9529Reparação de jóias6.0Não
9529-1/99Reparação e manutenção de outros objetos e equipamentos pessoais e domésticos não especificados anteriormente6.0Não
01/07/9601Lavanderias6.0Não
02/07/9601Tinturarias6.0Não
03/07/9601Toalheiros6.0Não
01/05/9602Cabeleireiros, manicure e pedicure6.0Não
02/05/9602Atividades de Estética e outros serviços de cuidados com a beleza6.0Não
01/03/9603Gestão e manutenção de cemitérios6.0Não
02/03/9603Serviços de cremação6.0Não
03/03/9603Serviços de sepultamento6.0Não
04/03/9603Serviços de funerárias6.0Não
05/03/9603Serviços de somatoconservação6.0Não
9603-3/99Atividades funerárias e serviços relacionados não especificados anteriormente6.0Não
02/02/9609Agências matrimoniais6.0Não
03/02/9609Alojamento, higiene e embelezamento de animais6.0Não
04/02/9609Exploração de máquinas de serviços pessoais acionadas por moeda6.0Não
05/02/9609Atividades de sauna e banhos6.0Não
06/02/9609Serviços de tatuagem e colocação de piercing6.0Não
07/02/9609Alojamento de animais domésticos6.0Não
08/02/9609Higiene e embelezamento de animais domésticos6.0Não
9609-2/99Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente6.0Não

Anexo 4

No Anexo 4 do Simples Nacional, encontram-se empresas que fornecem, por exemplo, serviço de limpeza, vigilância, obras, construção de imóveis e serviços advocatícios.

Código CNAEDescriçãoAlíquotaFator R
3702-9/00Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes4.5Não
4120-4/00Construção de edifícios4.5Não
01/01/4211Construção de rodovias e ferrovias4.5Não
4213-8/00Obras de urbanização – ruas, praças e calçadas4.5Não
01/09/4221Construção de barragens e represas para geração de energia elétrica4.5Não
02/09/4221Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica4.5Não
04/09/4221Construção de estações e redes de telecomunicações4.5Não
01/07/4222Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação4.5Não
02/07/4222Obras de irrigação4.5Não
4223-5/00Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto4.5Não
4291-0/00Obras portuárias, marítimas e fluviais4.5Não
01/08/4292Montagem de estruturas metálicas4.5Não
02/08/4292Obras de montagem industrial4.5Não
01/05/4299Construção de instalações esportivas e recreativas4.5Não
4299-5/99Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente4.5Não
01/08/4311Demolição de edifícios e outras estruturas4.5Não
02/08/4311Preparação de canteiro e limpeza de terreno4.5Não
4312-6/00Perfurações e sondagens4.5Não
4313-4/00Obras de terraplenagem4.5Não
4319-3/00Serviços de preparação do terreno não especificados anteriormente4.5Não
4321-5/00Instalação e manutenção elétrica4.5Não
01/03/4322Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás4.5Não
01/04/4330Impermeabilização em obras de engenharia civil4.5Não
02/04/4330Instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material4.5Não
03/04/4330Obras de acabamento em gesso e estuque4.5Não
04/04/4330Serviços de pintura de edifícios em geral4.5Não
05/04/4330Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores4.5Não
4330-4/99Outras obras de acabamento da construção4.5Não
4391-6/00Obras de fundações4.5Não
03/01/4399Obras de alvenaria4.5Não
05/01/4399Perfuração e construção de poços de água4.5Não
4399-1/99Serviços especializados para construção não especificados anteriormente4.5Não
01/07/6911Serviços advocatícios4.5Não
02/02/7410Design de interiores4.5Sim
01/01/8011Atividades de vigilância e segurança privada4.5Não
8012-9/00Atividades de transporte de valores4.5Não
8020-0/00Atividades de monitoramento de sistemas de segurança4.5Não
8020-0/01Atividades de monitoramento de sistemas de segurança eletrônico4.5Não
8020-0/02Outras atividades de serviços de segurança4.5Não
8111-7/00Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais4.5Não
8121-4/00Limpeza em prédios e em domicílios4.5Não
8122-2/00Imunização e controle de pragas urbanas4.5Não
8129-0/00Atividades de limpeza não especificadas anteriormente4.5Não
8130-3/00Atividades paisagísticas4.5Não
9700-5/00Serviços domésticos4.5Não
9900-8/00Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais4.5Não

Anexo 5

Por último, o Anexo 5 do Simples Nacional engloba empresas de serviços de vigilância, construção de imóveis, serviços advocatícios, entre outras.

Código CNAEDescriçãoAlíquotaFator R
1830-0/03Reprodução de software em qualquer suporte15.5Não
06/07/3250Serviços de prótese dentária15.5Sim
09/07/3250Serviço de laboratório óptico15.5Sim
01/09/4512Representantes comerciais e agentes do comércio de veículos automotores15.5Sim
06/07/4530Representantes comerciais e agentes do comércio de peças e acessórios novos e usados para veículos automotores15.5Sim
01/01/4542Representantes comerciais e agentes do comércio de motocicletas e motonetas, peças e acessórios15.5Sim
4611-7/00Representantes comerciais e agentes do comércio de matérias-primas agrícolas e animais vivos15.5Sim
4612-5/00Representantes comerciais e agentes do comércio de combustíveis, minerais, produtos siderúrgicos e químicos15.5Sim
4613-3/00Representantes comerciais e agentes do comércio de madeira, material de construção e ferragens15.5Sim
4614-1/00Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves15.5Sim
4615-0/00Representantes comerciais e agentes do comércio de eletrodomésticos, móveis e artigos de uso doméstico15.5Sim
4616-8/00Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de viagem15.5Sim
4617-6/00Representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo15.5Sim
01/04/4618Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria15.5Sim
02/04/4618Representantes comerciais e agentes do comércio de instrumentos e materiais odonto-médico-hospitalares15.5Sim
03/04/4618Representantes comerciais e agentes do comércio de jornais, revistas e outras publicações15.5Sim
4618-4/99Outros representantes comerciais e agentes do comércio especializado em produtos não especificados anteriormente15.5Sim
4619-2/00Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado15.5Sim
6201-5/00Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda15.5Não
01/05/6201Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda15.5Sim
02/05/6201Web design15.5Sim
6202-3/00Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis15.5Sim
6203-1/00Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis15.5Sim
6204-0/00Consultoria em tecnologia da informação15.5Sim
6209-1/00Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação15.5Sim
6311-9/00Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet15.5Sim
6319-4/00Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet15.5Sim
01/05/6621Peritos e avaliadores de seguros15.5Sim
02/05/6621Auditoria e consultoria atuarial15.5Sim
6822-6/00Gestão e administração da propriedade imobiliária15.5Sim
03/07/6911Agente de propriedade industrial15.5Sim
02/06/6920Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária15.5Sim
7020-4/00Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica15.5Sim
7112-0/00Serviços de engenharia15.5Sim
01/07/7119Serviços de cartografia, topografia e geodésia15.5Sim
02/07/7119Atividades de estudos geológicos15.5Sim
03/07/7119Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia15.5Sim
04/07/7119Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho15.5Sim
7119-7/99Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente15.5Sim
7120-1/00Testes e análises técnicas15.5Sim
7210-0/00Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais15.5Sim
7220-7/00Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas15.5Sim
7311-4/00Agências de publicidade15.5Sim
7319-0/01Criação de estandes para feiras e exposições15.5Sim
7319-0/04Consultoria em publicidade15.5Sim
7320-3/00Pesquisas de mercado e de opinião pública15.5Sim
02/02/7410Design de interiores15.5Sim
03/02/7410Design de produto15.5Sim
7410-2/99Atividades de design não especificadas anteriormente15.5Sim
01/01/7490Serviços de tradução, interpretação e similares15.5Sim
03/01/7490Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias15.5Sim
04/01/7490Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários15.5Sim
05/01/7490Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas15.5Sim
7490-1/99Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente15.5Sim
7500-1/00Atividades veterinárias15.5Sim
7740-3/00Gestão de ativos intangíveis não-financeiros15.5Sim
7810-8/00Seleção e agenciamento de mão-de-obra15.5Sim
8030-7/00Atividades de investigação particular15.5Sim
8299-7/99Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente15.5Sim
8531-7/00Educação superior – graduação15.5Sim
8532-5/00Educação superior – graduação e pós-graduação15.5Sim
8533-3/00Educação superior – pós-graduação e extensão15.5Sim
8542-2/00Educação profissional de nível tecnológico15.5Sim
02/03/8550Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares15.5Sim
8591-1/00Ensino de esportes15.5Sim
01/09/8592Ensino de dança15.5Sim
8622-4/00Serviços de remoção de pacientes, exceto os serviços móveis de atendimento a urgências15.5Sim
01/02/8640Laboratórios de anatomia patológica e citológica15.5Sim
02/02/8640Laboratórios clínicos15.5Sim
04/02/8640Serviços de tomografia15.5Sim
05/02/8640Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia15.5Sim
06/02/8640Serviços de ressonância magnética15.5Sim
07/02/8640Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética15.5Sim
08/02/8640Serviços de diagnóstico por registro gráfico – ECG, EEG e outros exames análogos15.5Sim
09/02/8640Serviços de diagnóstico por métodos ópticos – endoscopia e outros exames análogos15.5Sim
8650-0/07Atividades de terapia de nutrição enteral e parenteral15.5Sim
8650-0/99Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente15.5Sim
8660-7/00Atividades de apoio à gestão de saúde15.5Sim
01/09/8690Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana15.5Sim
8690-9/99Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente15.5Sim
01/05/8711Clínicas e residências geriátricas15.5Sim
03/05/8711Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes15.5Sim
04/05/8711Centros de apoio a pacientes com câncer e com AIDS15.5Sim
01/04/8720Atividades de centros de assistência psicossocial15.5Sim
8720-4/99Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas anteriormente15.5Sim
8730-1/99Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente15.5Sim
8800-6/00Serviços de assistência social sem alojamento15.5Sim
01/07/9002Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores15.5Sim
9313-1/00Atividades de condicionamento físico15.5Sim

Quer entender mais sobre gestão e planejamento tributário? Veja mais em nosso texto sobre tributação!