Crimes tributários: quais são e como evitá-los na sua empresa

Crimes tributários são medidas que intentam enganar o Fisco. Os principais tipos de crimes tributários são evasão fiscal, caixa 2, sonegação e conluio.  

Se você é um(a) empresário(a) iniciante e está assustado(a) com toda a questão burocrática envolvendo impostos, pode ser que você fique tentado(a) a realizar desvios que resultem em crimes tributários.  

Saiba que essa prática, no entanto, pode deixar a sua empresa no vermelho, e você terá que responder legalmente pelo ato. 

De fato, você pode ser levado(a) a querer diminuir os tributos da sua empresa, contudo existem maneiras legais de ser fazer isso, como a prática da Elisão Fiscal

No texto de hoje, abordaremos as principais questões referentes aos crimes tributários para você conseguir evitá-los no seu negócio e não prejudicar a saúde financeira da sua empresa.  

O que é crime tributário?

Resumidamente, um crime tributário diz respeito a uma fraude no acerto de contas referentes aos tributos devidos ao Estado. 

Define-se como crime tributário:  

  • prestar informações falsas ou mesmo omiti-las às autoridades fazendárias; 
  • extraviar, falsificar ou alterar documentos fiscais, bem como inserir neles elementos inexatos para burlar a fiscalização; 
  • negar ou deixar de fornecer notas fiscais, assim como emiti-las com valores inexatos ou falsificá-las; 
  • deixar de recolher tributos e contribuições sociais no prazo legal, caracterizando apropriação indébita; 
  • exigir, pagar ou receber qualquer porcentagem sobre deduções de eventuais impostos ou incentivos fiscais; ou 
  • exigir, solicitar ou receber vantagens indevidas sobre tributos e contribuições sociais. 

Quais são os principais tipos de crimes tributários?

Existem vários tipos de crimes tributários. Cada um é penalizado de uma forma, podendo chegar a grandes multas e até no fechamento do negócio.  

Conheça a definição dos principais crimes tributários abaixo: 

Evasão Fiscal

A evasão fiscal ocorre quando se modificam informações da empresa para pagar menos impostos. 

A evasão fiscal tem como intenção o pagamento de menos impostos por parte de uma empresa, porém isso é realizado de um modo em que a lei não é respeitada. É preciso lembrar, portanto, que existem maneiras legais de realizar tal feito, como a Elisão Fiscal.  

Fugir da evasão fiscal garante que você proteja os seus bens e mantenha a sua empresa dentro da lei.  

Caixa 2

O caixa 2 é realizado quando não são registradas entradas e saídas de dinheiro, o que cria um fluxo de caixa com valores não declarados.  

Essa prática é muito comum quando se fala de lavagem de dinheiro e de práticas ilícitas. É fundamental, portanto, que todo o fluxo de dinheiro da sua empresa seja registrado para que o seu negócio não se enquadre nesse tipo de crime tributário.  

Sonegação

A sonegação fiscal diz respeito a omissão ou ocultação de valores com a finalidade de pagar menos impostos do que se deve.  

Na sonegação, há a emissão de notas fiscais com valores fiscais falsos ou não há notas fiscais.  

Conluio

O conluio é caracterizado quando duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, se unem para obter benefícios sobre atos fraudulentos e em sonegações fiscais.  

O principal exemplo é quando empresas de auditoria ou auditores individualmente se unem para ignorar crimes tributários cometidos por empresas, a chamada “vista grossa”.  

Como evitar os crimes tributários na sua empresa?

Os crimes tributários podem parecer tentadores, mas certamente não valem a pena. Cometendo crimes tributários, você corre o risco de perder o seu negócio e ainda cumprir penas que variam de 6 meses a 2 anos.  

Não caia no mito de que crimes tributários compensam. Pelo contrário, você deve evitá-los no seu negócio. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas:  

Respeite o regime tributário

No Brasil, é muito comum a prática de abrir diversas pequenas empresas dentro do Simples Nacional com a finalidade de evitar os custos adicionais de um novo regime tributário. Fuja disso!  

Essa prática não é fonte de economia e é caracterizada como fraude, sendo passível de punição.  

Para evitar esse problema, faça um planejamento tributário do seu negócio para identificar qual é a opção que melhor se encaixa na realidade da sua empresa.  

Nunca diga sim ao Caixa 2

Como definido antes, o caixa 2 é uma prática que esconde a entrada e a saída de dinheiro de um negócio com a finalidade de pagar menos impostos. Assim, existe um caixa paralelo dentro da empresa, o que se configura como um crime tributário.  

O melhor conselho para você e para o futuro do seu negócio é: fique longe das práticas de caixa 2.  

Recolha os impostos dentro do prazo legal

Não deixe de recolher o Imposto de Renda e o INSS no prazo devido para evitar o crime tributário de sonegação dentro do seu negócio.  

Não altere documentos fiscais

Na sonegação fiscal, donos de negócio alteram dados das notas fiscais para pagar menos impostos.  

Não corra esse risco visando economizar no pagamento de tributos da sua empresa. As consequências podem levar você a pagar muito mais e até perder o empreendimento pelo qual você tanto batalhou.  

Qual o modelo de tributação mais adequado para a minha empresa?

Se você é um(a) empresário(a) iniciante, pode ser que você fique com dúvida entre qual modelo tributário escolher. Caso você se confunda na escolha do modelo, sua empresa pode enfrentar sérios problemas financeiros no futuro.  

Quando você escolhe o modelo tributário certo para a sua empresa, você evita que o seu negócio pague mais tributos do que deve, fazendo com que a sua empresa economize e contribua positivamente para a sua saúde financeira.  

Para descobrir o modelo tributário mais adequado para a sua empresa, é recomendável que você conte com a ajuda de profissionais, que te ajudarão a construir um planejamento eficiente.  

Ter um time de profissionais do seu lado garante que você não cometa nenhum crime tributário e auxilia no crescimento do seu negócio!  

Gestão Financeira: aprenda a não desperdiçar dinheiro na sua empresa

Fazer a gestão financeira de uma empresa não é uma tarefa tão simples, mas é fundamental para que a sua empresa obtenha bons lucros, uma vez que, para um negócio prosperar, ele não pode estar no vermelho. A gestão financeira de uma empresa consiste, portanto, em planejar, analisar e controlar as principais atividades financeiras do seu empreendimento.  

Com uma boa gestão financeira, você ajuda a sua empresa a melhorar os seus resultados e contribui para que o lucro seja uma constante dentro do seu negócio. 

Nesse post você aprenderá tudo sobre como realizar uma boa gestão financeira da sua empresa, evitando erros e caminhando para o sucesso.  

A importância de uma boa gestão financeira

Se a saúde financeira de uma empresa não vai bem, certamente o resto não obtém sucesso. O desequilíbrio financeiro do seu negócio pode resultar em endividamentos e problemas futuros que impactam no desempenho da sua empresa.  

É importante entender, portanto, que a gestão financeira é o que torna lucrativa a atividade da sua empresa e aumenta o patrimônio do seu negócio.  

Com uma boa gestão financeira, você trabalha para o sucesso da sua empresa.  

É preciso definir um planejamento eficiente para uma boa gestão financeira

Gestão financeira empresarial diz respeito a um conjunto de ações que impactam na saúde financeira de uma empresa.  

Para que uma boa gestão financeira seja executada, é fundamental que exista um planejamento eficiente sobre as atividades financeiras do negócio.  

Abaixo, trazemos algumas dicas de como você pode facilitar o processo de gestão financeira  da sua empresa.  

Continue lendo!                            

Defina objetivos

Em primeiro lugar, você precisa definir os principais objetivos do seu negócio, e isso envolve a definição de um capital de giro. É preciso saber, portanto, que capital de giro se refere ao dinheiro necessário para dar continuidade ao funcionamento de um negócio.                 

Para isso, você pode utilizar a Fórmula de Necessidade de Capital de Giro e verificar quais são os resultados para a tomada de ações.  

Além disso, é fundamental que você defina exatamente qual o lucro que você deseja para a sua empresa. Desse modo, desde o início, você consegue acompanhar se os seus objetivos estão sendo cumpridos e se o lucro está sendo proporcional ao que você almeja.                    

 Acompanhe os resultados das ações da empresa  

Criar uma empresa envolve vários processos, e um dos principais é o acompanhamento de todas as atividades que ocorrem dentro do seu negócio.      

Se você não presta atenção nas transações financeiras que são realizadas na sua empresa, você pode estar contribuindo para que ela fique negativada e mal vista frente ao mercado. 

Separe finanças pessoais das finanças da empresa  

Essa dica vai principalmente para os novos empreendedores: quando começar um novo negócio, é fundamental que você separe as finanças pessoais das finanças da empresa.  

Para fazer isso, crie uma conta corrente separada e fique de olho em todas as transações realizadas na conta.  

Desse modo, você pode controlar o que você gasta dentro do seu negócio de uma maneira mais clara.                                  

Deixe tudo registrado

A organização é a chave para qualquer negócio dar certo. No que diz respeito às finanças de uma empresa, isso não é diferente.  

É fundamental que todas as notas importantes referentes aos gastos e vendas do seu negócio sejam guardadas corretamente para que você tenha acesso sempre que necessário a esses documentos. 

Com uma boa organização e com os registros devidamente guardados, você sabe de tudo que está acontecendo dentro da sua empresa e não precisa preocupar-se com imprevistos.                                                                                   

Conte com ajuda profissional               

Embora com muita organização você possa melhorar a gestão financeira da sua empresa, o ideal é que você conte com ajuda de profissionais para fazer isso.  

Um bom contador pode otimizar o processo para você, te deixando livre dessas burocracias e garantindo que a sua empresa sempre fique com saldo positivo no final do mês. 

Uma gestão financeira eficiente faz toda a diferença no sucesso da sua empresa.                 

Não deixe a gestão financeira sua empresa sem a devida atenção

O seu dinheiro é uma bússola para o seu negócio. Ele determina quais direções você deve seguir.  

Gastos excessivos são um dos problemas mais comuns para proprietários de empresas, e isso decorre do fato de não gerir corretamente as finanças do negócio.  

Quando você presta atenção ao dinheiro que entra e sai do seu negócio, você toma decisões de gasto informadas e intencionais que não prejudicam sua conta bancária. 

Além disso, com uma boa gestão financeira da sua empresa, você começa a tornar o seu negócio lucrativo por meio de ações eficientes.  

Preocupar-se com a gestão financeira da sua empresa é garantir o futuro do seu negócio.  

A importância da Contabilidade no crescimento das empresas

Negligenciar a importância da Contabilidade é um erro grave nos empreendimentos. O Sebrae aponta que 50% das empresas fecham as suas portas em até 4 anos de atividade

Sabe qual é um dos motivos principais? A falta de organização financeira.  

Se você quer manter o seu negócio fora desse índice negativo, confira agora o nosso blog! Vamos te mostrar o papel da Contabilidade no crescimento das empresas e quais benefícios ela proporciona à sua gestão.  

Como a Contabilidade influencia no sucesso do seu negócio?

Provavelmente você já conhece o básico sobre o serviço de Contabilidade. Mas seja sincero(a): você realmente entende a importância dela no seu negócio?  

O papel da Contabilidade é guiar a tomada de decisões assertivas e baseadas em dados reais, que ajudarão a sua empresa a ter organização financeira e consequentemente mais rentabilidade e eficiência.  

Por isso, ela também auxilia na gestão da empresa: identifica as despesas e as receitas e garante a legalidade do seu negócio. 

A Contabilidade tem tudo a ver com o sucesso da empresa

Sim! A Contabilidade e o sucesso da sua empresa caminham juntos!  

Esse setor auxilia positivamente qualquer empreendimento, independente do segmento, pois compila  informações sobre ativos, dúvidas e lucros.  

Mediante esses registros e análises, é possível evitar o uso indevido de orçamento, aumentar a produção e o lucro e controlar os custos para alavancar a eficiência da empresa.  

As principais funções da contabilidade no crescimento das empresas são:   

  • registrar e documentar todas as transações financeiras de uma organização;  
  • organizar os dados referentes ao fluxo de caixa;  
  • gerar demonstrativos de acordo com os dados organizados;  
  • analisar os demonstrativos e os relatórios contábeis gerados; e 
  • permitir que os gestores acompanhem a execução de todos os planos econômicos da empresa. 

Como gestor(a), é essencial que você visualize o seu posicionamento financeiro e a sua projeção de vendas, daí a importância da Contabilidade para o crescimento da sua empresa. 

A seguir, listamos 4 benefícios que a Contabilidade proporciona. Acompanhe com a gente!  

1. Facilita as tarefas

Empreender, no Brasil, é escolher uma área em que você seja especialista e optar por abrir o seu próprio negócio, ao invés de trabalhar para alguém.  

Esse é o perfil da maioria dos empreendedores, concorda?  

É por isso que muitos empreendedores precisam contratar os serviços de Contabilidade ou administração.  

O grande motivo é que os donos de negócio não têm conhecimento profundo nem tempo disponível para gerir as finanças da empresa da forma mais eficiente.  

Se você se encaixa nesse perfil ou mesmo busca uma ajuda extra, imagine o quanto facilitaria a execução das tarefas!  

Pense na folha de pagamento com os detalhes de cada funcionário… Pense nas declarações de impostos… Isso demanda muito esforço, levantamento e análise.  

Com a ajuda de um especialista, esses encargos são simplificados, e a sua tomada de decisão se torna mais eficaz.  

2. Reduz custos

Otimização financeira é o outro benefício que a Contabilidade proporciona!  

O excesso de gordura nas contas mensais e anuais é comum nos empreendimentos, pela falta de uma gestão contábil especializada.  

Erros como gastos dispensáveis na folha de pagamento, escolha do regime tributário menos vantajoso para a empresa e pagamento de multas são muito frequentes.  

Para operar de maneira reduzida, usar a Contabilidade para o crescimento das empresas é a melhor saída!  

3. Ajuda na organização financeira

O principal benefício de uma boa contabilidade é a organização financeira do seu negócio.  

A desorganização das contas, o compartilhamento da arrecadação e dos gastos pessoais com os da empresa, atrasos em contas e até mesmo multas são problemas totalmente evitáveis. 

Por meio da demonstração de contábeis, será possível prever quais são – e se haverá – lucros futuros.  

Manter a saúde financeira só é possível com organização, análise e tomada de decisões assertivas!  

4. Gera mais oportunidades de crescimento

Como vimos, algumas vantagens da Contabilidade no crescimento das empresas são diretas e facilmente identificadas, outras só são perceptíveis a partir do trabalho realizado.  

Gerar oportunidades de crescimento para sua empresa é um desses casos!  

Com as contas em ordem, você passa não só a ter as finanças organizadas, mas também a planejar investimentos. A sua autoridade no mercado aumenta, o faturamento sobe e os novos objetivos podem ser traçados com uma base sólida.  

Agora que você já sabe por que uma boa Contabilidade é tão necessária dentro de qualquer negócio, aproveite e fale com um dos nossos especialistas. Dê o primeiro passo para garantir o sucesso financeiro da sua empresa!