Na Contabilidade, os conceitos de regime de caixa e regime de competência têm significados e práticas muito diferentes. Se você não sabe a diferença entre eles, nosso blog é para você! Conheça as vantagens de cada um e qual o tipo ideal para a sua empresa.
O regime de caixa e o regime de competência são dois modelos usados pelos gestores de empresas na área contábil para analisar as finanças e a parte administrativa.
Assim, a tomada das decisões se baseia em situações concretas e auxilia o desenvolvimento saudável do seu negócio. Boa leitura!
O que são lançamentos contábeis
Você sabe como são chamados os registros de movimentações no patrimônio de uma empresa? Lançamentos contábeis! Eles ocorrem em casos de compra, vendas e pagamento de salário, por exemplo.
O regime de caixa e o regime de competência nada mais são do que maneiras diferentes de realizar esses registros e manter a situação econômica atualizada e controlada!
Vamos conhecê-los detalhadamente agora!
O que é o regime de caixa?
O funcionamento do regime de caixa é simples. Assim que ocorre a transação financeira com base na data do pagamento ou recebimento, ele é lançado!
Imagine o seguinte. Sua empresa comprou um produto de um fornecedor e escolheu pagar em 2 parcelas, uma em 30 dias e outra em 60 dias.
Com base no regime de caixa, no momento do pagamento da primeira parcela, será contabilizado o primeiro registro. Em seguida, ao completar os 60 dias, o outro lançamento será realizado.
Portanto, nesse caso, o financeiro utiliza o regime de caixa para contabilizar receitas, custos, despesas e investimentos dentro do mês no qual foram pagos ou recebidos.
Atenção! A regra também vale para recebimentos dos seus clientes!
É justamente por isso que uma das características do regime de caixa é estar diretamente ligado ao fluxo de caixa.
Assim, muitos gestores utilizam o modelo para um diagnóstico da situação financeira da empresa a partir das movimentações, sem que haja previsões ou projeções.
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), por exemplo, é feito com base nesse sistema.
No caso dos tributos, eles também poderão ser pagos com o dinheiro do caixa, uma vez que tudo estará organizado.
Para resumir, o regime de caixa é a opção mais simples quando comparado ao regime de competência.
Quais as vantagens do regime de caixa?
Para te ajudar a compreender e optar pelo modelo ideal na sua empresa, listamos as 4 vantagens do regime de caixa! Acompanhe:
- revelar a situação real do caixa da empresa considerando os pagamentos efetivos;
- informar sobre a liquidez do negócio e sobre a capacidade da empresa em cumprir com as suas obrigações relativas a funcionários, fornecedores etc.;
- guiar a tomada de decisão de curto prazo; e
- ser um instrumento prático e simples de administrar as receitas
O que é o regime de competência?
De fato, o regime de competência é mais complexo, mas também traz algumas vantagens!
Essas vantagens são principalmente para empresas maiores, que demandam a elaboração constante de relatórios da área financeira para enviar a terceiros.
Vale lembrar que o regime de competência é obrigatório para empresas de médio e grande porte e facilita a observação dos resultados de uma companhia, da sua situação financeira e patrimonial.
Nesse modelo, as receitas e despesas são contabilizadas assim que ocorrem, considerando a data do fato gerador, independentemente se haverá pagamentos ou recebimentos.
Retornando ao exemplo anterior do parcelamento de 2 vezes, no regime de competência, o valor integral será contabilizado assim que a nota fiscal for emitida pelo fornecedor. Ou seja, independe da quantidade de parcelas.
No caso da venda de um produto ou serviço, o valor também deverá ser integralmente contabilizado no ato, ainda que o cliente tenha negociado uma entrada e o restante do pagamento posterior.
Mediante o regime de competência, é possível planejar os investimentos de maneira simples e estratégica!
Isso porque as movimentações financeiras já constam no balanço e no balancete, mesmo que não estejam quitadas.
Questões como se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em um período de tempo específico também são facilitadas, incluindo a elaboração do Demonstrativo de Resultados do Exercício, conhecido como DRE!
Quais as vantagens do regime de competência?
O regime de competência também apresenta algumas vantagens. Listamos 5 delas para você:
- demonstrar a rentabilidade do negócio, possibilitando avaliar se a receita cobrirá as despesas e se haverá lucro;
- eliminar as variações de curto prazo das análises, uma vez que as receitas e despesas são consideradas em sua totalidade;
- orientar na mudança de direção do empreendimento, caso os resultados sejam insatisfatórios;
- auxiliar no cumprimento das exigências legais com maior facilidade; e
- acompanhar o crescimento do negócio.
Qual é o melhor tipo de regime para a sua empresa?
Como você deve ter notado, ambas as alternativas apresentam vantagens.
Cada opção é útil para fornecer uma visão diferente a respeito do negócio e facilitar as suas ações como gestor(a) e guiar a sua equipe comercial, administrativa e contábil.
Portanto, avalie o perfil e o momento da sua empresa para escolher um ou outro!
Agora que você já sabe como o regime de caixa e o regime de competência funcionam, é hora de partir para a prática! Continue estudando conosco e acesse nosso blog sobre Balanço Pratrimonial. Boa leitura!