Este é mais um caso de siglas do universo financeiro que são complicadas de entender e até mesmo são confundidas. Mas não há barreiras para a Appice quando o objetivo é ajudar você, empreendedor. Você sabe o que é EBIT e EBITDA? Vamos explicar tudo a seguir.
O que é EBIT?
EBIT é a sigla para o termo em inglês Earnings Before Interest and Taxes. Em nosso idioma, isso significa “lucro antes dos juros e tributos” e pode ser representado pela sigla LAJIR, ainda que a maioria dos relatórios feitos usem a sigla do termo em inglês.
Agora, vamos ao conceito. Toda empresa possui receitas geradas pelas vendas e também pode ter aplicações financeira, juros sobre o capital e outros rendimentos não operacionais. O EBIT demonstra apenas o lucro operacional da empresa, ou seja, o que foi contabilizado pela geração de recursos advindos de sua atividade operacional.
Mesmo que outras atividades e investimentos gerem receita, o EBIT considera o lucro apenas da atividade operacional.
O EBIT é um indicador para o verdadeiro lucro da empresa em seus resultados operacionais, considerando as depreciações e amortizações.
E o que é EBITDA?
Mais uma vez, nos deparamos com uma sigla de um termo em inglês. Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization significa em português Lucro Antes dos Juros, Impostos Depreciação e Amortização e é representado pela sigla LAJIDA.
Assim como no EBIT, o EBITDA demonstra apenas o lucro operacional da empresa. Além de não considerar impostos e efeitos financeiros, a depreciação de ativos tangíveis e a amortização de ativos intangíveis.
Se o conceito de ativos tangíveis e intangíveis não é claro para você, explicaremos resumidamente.
Ativos tangíveis e intangíveis representam uma parte do patrimônio líquido da empresa, recursos da organização. O que é tangível se refere ao que é físico e mensurável, como capital humano, infraestrutura, equipamentos, veículos, máquinas, etc. Já o intangível é o que não é mensurável, como marcas, patentes, diferenciais competitivos, etc.
O EBITDA é muito utilizado por empresas de capital aberto e por quem deseja verificar o real desempenho da companhia sem a influência de fatores de difícil mensuração. Este indicador é útil para analisar a produtividade e eficiência da empresa, medir o potencial de geração de caixa pelos ativos operacionais.
Caso o EBITDA da empresa for negativo, isso quer dizer que a sua operação não está sendo rentável. Como algumas coisas não foram levadas em consideração, não é possível concluir que a empresa está tendo prejuízos no resultado final.
Qual a diferença entre EBIT e EBITIDA?
Como vimos, a diferença entre EBIT e EBITIDA está no que é considerado no cálculo de lucros. Ambos consideram apenas o lucro proveniente de atividades operacionais, entretanto o segundo desconsidera a depreciação de ativos tangíveis e a amortização dos ativos intangíveis.
Mas isso não significa que um é melhor que o outro. Ambos são indicadores importantes que, se bem utilizados, podem ajudar na análise dos resultados de forma objetiva e direta.
O EBIT é mais utilizado para saber os ganhos e perdas da empresa. Já o EBITDA tem seu uso principalmente por quem tem interesse em conhecer o desempenho da empresa com suas operações principais.
Como é o cálculo do EBITDA e o EBIT?
Não existia uma padronização para o cálculo do EBITDA e EBIT até 2012. Cada empresa fazia com cálculos próprios e era praticamente impossível a comparação dos resultados entre empresas, já que não havia um padrão.
Tanto o EBITDA quando o EBIT são feitos com base nas informações disponíveis na DRE – Demonstração do Resultado do Exercício. O cálculo necessita do lucro operacional líquido que pode ser descoberto com a fórmula:
Lucro operacional líquido = receita líquida – custo das mercadorias – despesas operacionais – despesas financeiras líquidas
Agora, com resultado do cálculo acima, o EBIT pode ser calculado pela fórmula:
EBIT = lucro operacional + tributos sobre o lucro + despesas financeiras líquidas das receitas financeiras
O cálculo do EBITDA é semelhante, basta somar acrescentar os valores de depreciação e amortização:
EBITDA = receita líquida + custo das mercadorias + despesas operacionais + despesas financeiras líquidas + depreciação + amortização
Esperamos que estes termos confusos tenham ficado mais claros para você. Ainda tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente.