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Não sabe como definir o preço do seu produto ou serviço? Aprenda a precificação

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Esta é uma tarefa difícil, principalmente para aqueles que começaram a sua jornada como empreendedor a pouco tempo. A precificação errada causa danos a empresa em vários sentidos. Por isso, é essencial saber como definir o preço. 

Além de ser algo vital para uma empresa, a precificação de produtos ou serviços deve ser considerada uma estratégia para o negócio. Além de gerar lucratividade, a definição de preços estabelece competitividade e atratividade.  

Bom, o que dissemos até agora talvez não seja novidade para você. Mas se chegou a este texto da Appice é porque você quer saber como definir o preço de produtos e serviços, não é mesmo? Vamos explicar tudo que é necessário para fazer isso. Entenda a seguir como fazer a precificação de serviços e produtos e chegar ao preço de venda ideal do que a sua empresa oferece! 

Primeiro, entenda o que é precificação 

O significado da palavra precificação pode ser definido como o ato de determinar um preço. Mas, no mundo dos negócios, este termo ganha um conceito mais complexo. Afinal, colocar preço no que a empresa oferece é fácil, o difícil é definir o preço ideal, compatível com mercado, público e empresa. 

Para definir o preço, aspectos internos e externos a empresa devem ser levados em consideração. Nenhum desses fatores é permanente, por isso, a precificação deve ser feita constantemente para adaptar o preço aos objetivos do negócio e realidade do mercado. 

Atribuir o preço aos produtos e serviços deve ser feito para maximizar o lucro e assegurar a vida financeira da empresa. Sem exageros, a precificação deve ser sensata, afinal, o preço é um fator determinante para a decisão de compra do consumidor.  

Por que a precificação é importante? 

Você venderia o seu produto de graça? A resposta é óbvia: não. O que a sua empresa vende deve ser capaz de assegurar a atividade do negócio e gerar lucros. Ninguém gostaria de gastar para ter prejuízo, certo? 

A precificação é importante, pois: 

  • Aumenta os lucros; 
  • Aumenta o faturamento; 
  • Demonstra o valor do produto; 
  • Assegura a sobrevivência do negócio; 
  • Diminui os riscos; 
  • Agrada e conquista o consumidor; 
  • Alinha-se ao público-alvo; 
  • Saber o quanto dar de desconto; 
  • Pagar os custos; 
  • Gera competitividade. 

Algo importante para ser abordado nesta explicação é o preço dentro dos 4 Ps do marketing. Ele é a precificação coerente aos custos, valor agregado, percepção de valor e padrões do mercado. Ou seja, preço não está ligado somente ao faturamento, mas a relação do público-alvo com uma marca. 

E o que é ponto de equilíbrio financeiro? 

Já estamos quase chegando na parte que você aprende como precificar. Mas antes é fundamental que você entenda este conceito. O ponto de equilíbrio é o exato valor de quando a receita cobra os custos fixos e variáveis.  

Ao calcular o ponto de equilíbrio, também chamado de break even point, é possível saber o valor de receita para cobrir o custo total da produção, comercialização e outras atividades. Em outras palavras, é o valor nulo, o ponto de equilíbrio entre receita e custos. 

Para calcular o break even point são considerados: 

  • Custos variáveis; 
  • Custos fixos; 
  • Vendas; 
  • Margem de contribuição. 

Ainda não ficou claro o porquê explicarmos isso antes de ensinar a precificar? Vamos lá: você já sabe o valor zero, aquele que indica que a receita cobre os custos, certo? Então, a lógica é que qualquer quantidade de vendas acima deste ponto resultará em lucros.  

O que é a markup ou margem de contribuição? 

A margem de contribuição é mais um indicador financeiro para auxiliar na precificação. Com ela é possível analisar o quanto o lucro contribui para o pagamento de despesas variáveis e custos variáveis. Ou seja, ela é o percentual de participação do lucro. 

Margem de contribuição = Valor das vendas – (custo variáveis + despesas variáveis) 

Como precificar produtos? 

O tão esperado momento chegou. Agora, vamos entender como precificar produtos. Se a sua empresa tem apenas serviços, vá direto ao próximo tópico. 

1. Calcule todos os seus custos e despesas 

Tenha em mãos todos os seus custos e despesas. Isso será essencial para não ter prejuízo. Se você não fizer essa etapa, a precificação será feita errada e você não terá lucros, apenas o contrário.  

Os custos envolvem vários itens, como a compra de matéria prima, pagamento de fornecedores, pagamento de colaboradores, custos com estoque, transporte, produção, dentre outros. 

2. Defina a sua margem de lucro 

O quanto você quer lucrar com a venda de cada produto? Melhor que conseguir arcar com todas as despesas da empresa é ter um faturamento que sobressaia aos gastos.   

Defina qual será a sua margem de lucro, mas seja sensato e realista ao fazer isso. Busque o equilíbrio na sua precificação. 

3. Descubra os preços da concorrência 

Descobrir o preço da concorrência é ótimo para não estar muito distante do que está sendo oferecido no mercado.  

Pode ser que você decida ter um preço mais baixo que o seu concorrente, mas lembre-se: a guerra de preços permanente pode desvalorizar os seus produtos e até mesmo os demais do mercado.  

Além disso, o seu concorrente pode ter fornecedores mais baratos. Outro ponto é que esse caminho pode te levar a falência, já que você está cobrando muito barato, desvalorizando o seu produto e dificilmente conseguirá elevar o preço e continuar vendendo. 

4. Descubra quanto o seu público está disposto a pagar 

Além de saber o preço da sua concorrência, também é interessante você descobrir o quando o seu público está disposto a pagar considerando o produto e suas vantagens e benefícios. 

5. Não se esqueça do ponto de equilíbrio e a margem de contribuição 

Você já sabe o que é o ponto de equilíbrio e margem de contribuição, nós explicamos há alguns tópicos atrás. Sempre os leve em consideração para não sair no prejuízo. 

E como fazer a precificação de serviços? 

A precificação de serviços é diferente da definição de preços de produtos, porque há diferentes pontos a serem considerados em cada um.  

1. Defina o custo da mão de obra 

O quanto custa manter todos os colaboradores envolvidos na sua prestação de serviço? Defina o custo da hora de mão de obra para começar a definição do preço do seu serviço.  

Por exemplo, a folha de pagamento mensal é R$ 15.000,00 para 220 horas por mês. Então, o custo de mão de obra por hora será: 

15.000/220 = R$ 68,18 

2. Identifique os custos fixos e variáveis 

Agora que você sabe quanto custa cada hora de trabalho, levante os custos fixos e variáveis. Vamos exemplificar alguns: 

  • Custos fixos: internet, aluguel, contabilidade, serviço de limpeza, serviço de segurança, etc. 
  • Custos variáveis: energia elétrica, água, gás, veículo (manutenção, combustível e outros), equipamentos (necessidade de compra ou manutenção), impostos, encargos sociais, comissões, etc. 

3. Descubra os preços da concorrência 

É sempre bom saber o que está sendo oferecido no mercado, inclusive qual é o preço. Descubra os preços dos seus concorrentes para entender o que os consumidores encontram. 

4. Estipule a margem de lucro 

Defina o quanto você quer lucrar com cada serviço oferecido. Lembre-se: se você quer ter uma margem de lucro alta, agregue mais valor aos seus serviços.  

5. Pense nos clientes 

O seu preço é realmente justo pelo serviço que é oferecido? A percepção de valor do consumidor deve ser considerada na formação de preços.  

Não adianta cobrar um preço alto se o seu consumidor não está disposto a pagar. Também não vale a pena conquistá-lo pelo preço baixo, porque isso pode transmitir falta de qualidade e também achatará sua margem de lucro, podendo até mesmo causar prejuízos. 

6. Escolha um modelo de precificação 

Existem vários modelos para precificação, dependendo da atividade da empresa. Veja os mais comuns: 

  • Precificação por hora: Quando a definição do preço é feita por hora, os resultados são mais previsíveis. 
  • Precificação variável: Em empresas que fazem projetos, atendam clientes com necessidades e situações diferentes, dentre outros exemplos, a precificação pode variar. 
  • Precificação fixa: Cobrança de mensalidade com um preço único. Geralmente é utilizada por serviços que os gastos são claros e não tenham uma grande variação de custos, como escolas, cursos, planos médicos, academias, etc. 
  • Precificação com comissão ou êxito: Em alguns tipos de serviços é vantajoso e até mesmo mais prático precificar com base em porcentagens de lucro obtidos com o serviço ou com base em êxito. 
  • Freemium: Este é um dos modelos mais novos, adotado principalmente por negócios de tecnologia, como SaaS (Software as a Service) e outros. Alguns recursos e até mesmo uma versão são liberados gratuitamente para atrair clientes, no entanto recursos adicionais ou versões completas são pagas. 

7. Considere o break even point e o markup 

Para lucrar e não ter prejuízos, sempre pense no break even point e markup para definir o preço. Caso você tenha alguma dúvida, volte alguns tópicos para encontrar o que são estes conceitos e como calculá-los 

A precificação está ligada à percepção de valor 

Ainda resta um tópico muito importante para você entender. Não vá embora, continue lendo para fechar esse texto com chave de ouro. 

Você sabe diferenciar preço e valor? Muitos acreditam que sejam a mesma coisa, mas não é! Em poucas palavras, podemos definir preço como o dinheiro necessário para adquirir um produto ou serviço. Já o valor são os benefícios e diferenciais entregues ao consumidor. 

Vamos aos exemplos. Supondo que uma empresa venda um fone de ouvido, o preço é R$ 100,00 é o valor é o conforto e a boa qualidade do som. 

Outro exemplo. Pense em uma pizzaria. O preço de uma pizza gigante é R$40,00, já os valores são o sabor, o ambiente agradável, o ótimo atendimento, dentre outros. 

Mesmo sendo conceitos diferentes, eles estão diretamente ligados. Um produto pode ter preço mais elevado pelos valores agregados. 

O contrário também ocorre: os valores agregados são uma consequência do preço. Quando a precificação é feita de forma incorreta, a percepção do público em relação ao preço do produto pode ser negativa. Por exemplo, um produto muito barato pode ser interpretado como sem qualidade. 

Esperamos que você tenha entendido o necessário para saber como precificar os seus produtos e serviços. Ainda ficou com alguma dúvida sobre definir preço? Compartilhe conosco para ajudarmos. 

Já sabe como emitir a nota fiscal para a venda de produtos e prestação de serviços? A Appice tem um artigo explicando ponto a ponto sobre a emissão de nota fiscal. Aproveite o momento e leia agora. 

 

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