Os relatórios contábeis gerenciais são documentos importantes na hora de analisar o andamento da empresa. Neles estão contidos dados como despesas, receitas e impostos.
A frequência da elaboração dos relatórios pode variar entre semestralmente ou anualmente. Ela depende da demanda do gestor, bem como do objetivo que a empresa
pretende alcançar. Por isso, antes de prepará-lo, é necessário traçar um planejamento eficiente.
Em linhas gerais, os relatórios contábeis gerenciais são essenciais para a saúde financeira do negócio. Pois, uma vez que você tem controle de todos os gastos e despesas da empresa, fica mais fácil traçar metas e alcançar objetivos realistas.
Por isso, é importante saber que os relatórios são divididos em duas classificações: obrigatórios e não obrigatórios.
Os obrigatórios são aqueles que a lei exige e contém as demonstrações financeiras, como: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).
Já os não obrigatórios são aqueles feitos apenas para controle interno e tomada de decisões. Normalmente não são exigidos por lei e contém informações como: Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA).
Se sua empresa ainda tem dúvidas em relação a relatórios contábeis gerenciais, não se preocupe!
A Appice é um escritório de soluções contábeis que está há mais de uma década no mercado e pode te ajudar a elaborar relatórios completos, minimizando seus problemas fiscais. Ligue para nossa equipe e agende um orçamento. Sua empresa merece esse cuidado!
Se precisa de relatórios contábeis gerenciais, encontre aqui na Appice Assessoria e Consultoria Empresarial. Fale conosco pelo nosso formulário e ache os nossos serviços.